Home / Cotidiano

COTIDIANO

 Dengue: Goiânia em alerta

 População deve tomar cuidados para evitar proliferação do mosquito

A dengue continua em alerta na Capital, de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) na última quinta-feira (26), pois 1,5% dos imóveis apresentam foco do mosquito Aedes aegypti. O Ministério da Saúde (MS) preconiza um índice menor que 1% para que não haja risco de epidemias. Alguns bairros encontram-se em situação de risco, com valores superiores a 3,9%.

Há um aumento de 190,09% no número de casos de dengue, se comparado o mesmo período do ano passado. Nesse ano, são 76.669 casos com incidência de 5.412,1 para cada 100 mil habitantes. Os setores que registraram mais notificações de dengue são Morada do Sol, Jardim Guanabara I e Bairro Capuava, com 5,4 e 4 casos respectivamente. O Parque Tremendão e Vila Finsocial apresentaram três casos e os bairros Boa Vista, Alto da Glória, Vila Pedroso e Jardim América dois registros.

Os bairros com índices de infestação maiores, considerados em estado de risco, são: Vila Marica, Jardim Califórnia, Parque Amendoeiras, Santo Hilário e o Conjunto Caiçara com 4,9%, ou seja, 1% a mais do limite considerado pelo MS como sendo de risco. Com isso, cerca de 80 agentes devem intensificar as ações nesses bairros prioritariamente e depois seguir para os imóveis com situação de alerta.

O que chamou atenção de agentes é a quantidade de pneus em quintais, o que facilita a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, principalmente no período chuvoso. A secretaria ainda informa que as maiorias dos criadouros estão em domicílios.

Microcefalia

Diante da hipóteses da relação de casos de microcefalia estarem ligados ao vírus Zika, transmitido pelo mesmo mosquito da dengue, a SMS reforça a importância da participação da população na prevenção de focos de proliferação do Aedes Aegypti.

Em Goiás, de acordo com a Secretaria Estado da Saúde (SES-GO), ainda não há casos confirmados de microcefalia associado ao vírus Zika, tanto como nenhum registro de casos de Zika. Mas, o caso de microcefalia no Estado, divulgado pelo Ministério da Saúde, está sendo investigado e há suspeitas de que grávida sentiu alguns sintomas relacionadas a Zika. Amanhã a SES falará com a imprensa sobre o assunto para divulgar mais dados.

A microcefalia é um malformação congênita em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada com perímetro cefálico menor que 33 centímetros.

Índice de infestação em distritos de Goiânia:

Distrito Leste: Vila Marica, Jardim Califórnia, Parque Amendoeiras, Santo Hilário e Conjunto Caiçara = 4,9% (risco)

Distrito Norte: Setor Jaó e Santa Genoveva = 3,64% (alerta)

Distrito Sudoeste: Bairro Sudoeste e Vila União = 3,26% (alerta)

Distrito Campinas/Centro: Cidade Jardim (3,93%) e Criméia Oeste (2,37%)

Distrito Sul: Setor Pedro Ludovico (2,80%), Jardim América (2,27%) e Setor Sul (2,73)

Distrito Oeste: Vila João Vaz e Bairro Capuava (2,24%)

Parâmetros de acordo com o Ministério da Saúde: <1% satisfatório / 1% - 3,9%- Alerta / >3,9% Risco


(Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias