Home / Cotidiano

COTIDIANO

Membros do Conselho Superior de Inovação são empossados

Da AssessoriaO governador Marconi Perillo empossa hoje, às 14h, em solenidade no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, os membros do Conselho Superior de Inovação, que acompanhará a execução do Programa de Inovação e Tecnologia do Estado de Goiás – Inova Go

Da Assessoria

O governador Marconi Perillo empossa hoje, às 14h, em solenidade no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, os membros do Conselho Superior de Inovação, que acompanhará a execução do Programa de Inovação e Tecnologia do Estado de Goiás – Inova Goiás. Trata-se de uma instância consultiva, ligada diretamente ao gabinete do governador, que irá avaliar e, se necessário, reorientar as ações que estão sendo implementadas no estado para estimular e promover a inovação nos setores produtivos e a modernização dos serviços públicos.

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eliton, integra o Conselho de Inovação, instituído na solenidade de lançamento do Inova Goiás, em setembro deste ano. A SED é a coordenadora do processo de execução do Inova, o maior e mais ousado programa de inovação do país, que reúne cerca de 40 ações estratégicas para alavancar o desenvolvimento econômico e social do estado de Goiás, com foco na inovação. Estão previstos investimentos da ordem de R$ 1 bilhão no Inova Goiás até 2018. A Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) é parceira do projeto.

Após a solenidade de posse, os conselheiros realizarão a primeira reunião ordinária para discutir questões relativas à execução do programa Inova Goiás e definição de diretrizes para o funcionamento do Conselho. Também será uma oportunidade para os conselheiros se aprofundarem no conhecimento do programa.

Os empossados

Além do vice-governador e secretário José Eliton serão empossados: Maria Zaira Turchi, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap); Cristovam Buarque, ex-ministro da Educação, ex-governador do DF e senador da República; e Jorge Gerdau, empresário e presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau e presidente fundador do Movimento Brasil Competitivo.

E ainda: Milton de Abreu Campanário, economista e membro do Conselho Científico do Núcleo de Política e Gestão da Tecnologia (PGT) da Universidade de São Paulo (USP); Vanderlei Salvador Bagnato, pesquisador e coordenador da Agência USP de Inovação; Wolmir Therezio Amado, reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás); Orlando Afonso Valle do Amaral, reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG); Haroldo Reimer, reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG); Cristiano Roriz Câmara, presidente da Organização Jaime Câmara; e Thiago Peixoto, economista, deputado federal licenciado e secretário de Gestão e Planejamento.

De acordo com o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, o Conselho Superior terá papel fundamental na condução do Inova Goiás. “Considerando a trajetória de todos os membros do conselho que, direta ou indiretamente, buscam agregar o conhecimento científico, a pesquisa, novas técnicas e a ética a serviço da população brasileira, o governo de Goiás espera que a participação desses conselheiros, como parceiros do Inova Goiás, possa tornar mais valorosos os esforços no sentido de alavancar o desenvolvimento econômico e social do estado”, disse.

A criação do Conselho Superior de Inovação foi a primeira ação formal do programa Inova Goiás. A instância foi anunciada pelo governador Marconi Perillo na solenidade de apresentação do Inova Goiás, no início do mês de setembro, que contou com a participação de representantes do governo, da academia, dos centros de ciência, tecnologia e inovação, dos municípios e dos vários setores produtores do estado de Goiás.

O Inova

O programa Inova Goiás veio para mudar o perfil sócio-econômico do estado, promovendo a inserção das tecnologias e incentivando a inovação no meio das empresas, aproximando o setor acadêmico e de pesquisa do setor privado, de forma a gerar produtos mais competitivos e melhorar a qualidade dos empregos e da renda das famílias. Para isso, além da articulação entre o governo, as universidades e as empresas, o governo vai criar no estado a mais estruturada plataforma tecnológica do país.

O território goiano será mapeado para a definição de Rotas da Inovação que ligarão os diferentes polos de excelência. Esses polos vão ser estruturados a partir da Rede de Institutos Tecnológicos do Estado de Goiás (Itegos) e aglutinarão, num mesmo espaço, as unidades de educação profissional e tecnológica, as universidades, as incubadoras, os órgãos públicos de apoio à inovação e as empresas de base tecnológica. O objetivo do governo é fazer, desses polos, referências em inovação em áreas específicas no país e no mundo.

Além de instituir ambientes de inovação em todas as regiões, o governo estimulará a transformação de processos e produtos no estado mediante a oferta de incentivos fiscais e financeiros para quem quiser inovar. O Inova Goiás tem ações específicas nesse sentido. Mas, ao mesmo tempo que incentiva essas mudanças nos setores produtivos, o governo investe na modernização da máquina administrativa para oferecer serviços de melhor qualidade à população.