Home / Cotidiano

COTIDIANO

Obama brinca ao perdoar peru antes do dia de Ação de Graças

WASHINGTON — Respeitando uma tradição americana, os perus “Abe” e “Honest” foram perdoados pelo presidente Barack Obama, que os desejou vida longa. Os dois animais serão poupados de virarem prato de jantar e devem passar os resto de seus dias em uma fazenda próxima à Casa Branca, na Virgínia.

Ao lado das filhas Sasha e Malia, Obama brincou e disse que um deles parecia apetitosa, mas iria repeitá-lo, já que os EUA são uma democracia. Essa é a sétima vez que o presidente participa da cerimônia.

— O tempo voa, mesmo se os perus não voarem — brincou Obama, arrancando risada das adolescentes durante uma cerimônia nos jardins da Casa Branca. — Os Estados Unidos são, depois de tudo, o país das segundas oportunidades. Este peru ganhou o direito de passar o restante de sua vida de maneira confortável

Ele também agradeceu a presença das adolescentes, por estarem novamente a seu lado durante a cerimônia anual. No ano passado, uma parlamentar republicana criticou as meninas por parecerem entediadas durante o evento e as acusou de falta de classe, mas mais tarde se desculpou.

— Só fazem isso para me agradar, não porque acham que é algo que deveriam fazer — contou Obama. — Alguns acham que essa tradição é um pouco absurda. Eu também, mas aprecio a oportunidade para desejar um feliz dia de Ação de Graças.

Esta foi a 68ª cerimônia deste tipo. A Federação Nacional dos Criadores de Aves oferece um peru ao presidente a cada ano desde o mandato do presidente Harry Truman, após a Segunda Guerra Mundial.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias