Home / Cotidiano

COTIDIANO

Papa Francisco nomeia bispo para a Diocese

Desde junho de 2014, a Diocese de Jataí está vacante, ou seja, está sem um bispo que responda por ela. Nesse período a Diocese foi administrada por Dom Joaquim Carlos Carvalho, OSB (Ordem Sacerdotal Beneditina), eleito pelo clero diocesano para coordenar as atividades pastorais desta diocese.

No entanto, depois de muitas expectativas e orações dos fiéis das 29 paróquias que aguardavam ansiosos por essa nomeação, na manhã de ontem, dia 18, a Nunciatura Apostólica do Brasil e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil tornaram pública a nomeação de Monsenhor Nélio Domingos Zortea, do clero da Arquidiocese de Cascavel, no Paraná, como Bispo da Diocese de Jataí.

A expectativa do povo desta diocese é grande em relação ao novo pastor que ainda não foi ordenado bispo, é ainda Monsenhor, e a sua ordenação episcopal ainda não foi anunciada. A Igreja da Diocese de Jataí, com alegria, acolhe seu novo bispo e espera pelas notícias sobre a data da ordenação e posse.

O Monsenhor Nélio Domingos Zortea, do clero da Arquidiocese de Cascavel, até esta data exerce a função de sacerdote da paróquia da Catedral, na Arquidiocese de Cascavel. Ele nasceu em 1º de Dezembro de 1963, em Irai, Diocese de Frederico Westphalen, no Estado do Rio Grande do Sul. Após os estudos elementares e secundários, participou de um curso de filosofia na Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busatto, em Toledo, e de Teologia no Centro de Teologia Inter-diocesano de Cascavel. Ele também participou de um curso de Extensão Universitária em Psicologia da Educação da Faculdade de Filosofia, em Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Viamão.

Nélio foi ordenado sacerdote em 12 de outubro de 1995, incardinado na Arquidiocese de Cascavel, onde ocupou os seguintes cargos: Assistente de treinamento em São José Seminário Menor (1994-1996); Notário (1996-2000) e, em seguida, Juiz Auditor (2000-2002) Câmara Eclesiástica; Reitor e Ecônomo do Seminário São José (1996-2003); Conselheiro para a Pastoral dos Ministros Extraordinários da Comunhão (1996-2003); Pároco da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Cascavel (2003-2005); Vigário Geral (2004-2007); Membro do Colégio dos Consultores, Conselho dos Párocos e ao Conselho dos Assuntos Econômicos (2004-2007); Diretor do chefe do Centro de Teologia Inter-diocesano de Cascavel (2004-2008). Desde 2005 exerceu o cargo de pároco da Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Cascavel.

No momento da nomeação, o administrador da Diocese de Jataí, Dom Joaquim, estava em Goiânia participando da reunião dos bispos do Regional e pediu que o povo da Diocese de Jataí rezasse pelo novo bispo e pela Diocese.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias