Home / Cotidiano

COTIDIANO

Recuperação da orla do rio Araguaia

Na última sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa de Goiás promoveu por meio da Diretoria de Assuntos Institucionais uma Audiência Pública com o tema: “Busca da Universalização do Saneamento Básico”. O encontro foi realizado no auditório da Área de Preservação Ambiental (APA) Meandros do Rio Araguaia, no Distrito de Luiz Alves em São Miguel do Araguaia. A audiência discutiu as etapas 2 e 3 do Projeto de irrigação Luiz Alves e o projeto da Orla de Luiz Alves.

Nessa segunda-feira (16), o  diretor de assuntos institucionais da Assembleia Legislativa, primeiro suplente de deputado estadual e idealizador da proposta, Frederico Fonseca Nascimento, esteve na redação do DM para enfatizar a importância da Orla Luíz Alves, que depende e recursos do Governo Federal para ser finalizada.

“Todas as licenças ambientais do projeto foram aprovadas. O projeto executivo de engenharia está pronto. Além disso, a obra está devidamente cadastrada no Ministério do Turismo, no Ministério de Cidades e no Ministério de Integração nacional”, explica Frederico.

Ofício solicitando liberação de recursos para o término da obra

Frederico  declara que o Governo do Estado de Goiás contribuiu com cerca de 2 milhões de reais para a obra, que já foi iniciada com esse recurso, e agora, para ser finalizada, precisa de apoio do Governo Federal. Ele explica: “Foram construídos 380 metros com recursos do Estado. Agora faltam 1200 metros para serem construídos”.

Ele salienta a importância do projeto em relação ao desenvolvimento econômico e turístico da região do Vale do Araguaia. Segundo Frederico, o potencial turístico da Orla é significativo, sendo que sua construção atrairia turistas, o que, consequentemente, geraria uma maior movimentação de capital na região, o que contribuiria para a economia local. Além do mais, a Orla significaria segurança ao município de Aruanã, tendo em vista que ele é é constantemente invadido pelas águas, o que causa grandes prejuízos.

No evento, realizado na última sexta-feira (13), os municípios representados e que se beneficiariam com a construção da orla foram: São Miguel do Araguaia, Faina, Mara Rosa, Mozarlândia, Silvânia, Porangatu, Bela Vista de Goiás e Aruanã.

Orla de Luiz Alves impulsionará a economia local, pois possui grande potencial turístico (Fotos Diretoria Institucional da Alego)

Entenda o Projeto

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias