Home / Cotidiano

COTIDIANO

Vacinação é lançada amanhã em Goiânia

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) lança amanhã (14) vacinação contra Febre Amarela para toda a capital. O objetivo é imunizar a população contra a doença, já que no dia 04 de novembro foi confirmada a morte de um macaco por Febre Amarela no setor Forteville, região sudoeste de Goiânia. Neste sábado os postos de vacinação funcionarão das 8h às 17h, mas a população também pode procurar os postos durante a semana para receber a dose contra Febre Amarela.

Desde o dia 04 de novembro, data da confirmação notificação da epizootia (morte do macaco) ocorrida no Residencial Forteville, já foram imunizadas em Goiânia cerca de 3.000 pessoas.  De acordo com a Superintendência de Vigilância em Saúde cerca de 200.000 pessoas ainda não receberam a vacina em Goiânia, ou seja, 14 % da população estimada para 2015 (1.430.697 habitantes) em Goiânia precisam se vacinar. Nos domicílios do Residencial Forteville, próximos à chácara onde foi detectada a morte do macaco, a vacinação está sendo realizada de casa a casa pelas equipes de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

Em Goiânia o último ciclo de Febre Amarela ocorreu em 2008, portanto, em 2015 completamos sete anos das últimas ocorrências de casos. No Estado de Goiás, neste ano, foram confirmados cinco casos de Febre Amarela Silvestre, tendo como locais prováveis de infecção os municípios de Alto Paraíso de Goiás (2), Niquelândia (1), São Miguel do Araguaia - Distrito de Luiz Alves (1) e Alexânia (1), com ocorrência de 03 óbitos, ou seja, cerca de 60% das pessoas que adquiriram febre amarela neste ano morreram. Para evitar a ocorrência de casos em humanos a Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia está seguindo de forma criteriosa os protocolos internacionais/nacionais para o controle da doença.

Quem deve se vacinar?

Como destaca a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), Flúvia Amorim, a melhor prevenção contra Febre Amarela é a vacinação, por isso é importante que todos tenham seu esquema vacinal atualizado. O bloqueio vacinal consiste na vacinação de pessoas não vacinadas. Quem já recebeu duas doses de vacina contra febre amarela é considerado protegido ou imunizado, independente de quando ele vacinou.

A dose inicial é feita aos 9 meses de idade e a segunda dose aos 4 anos. Contudo, devido a confirmação de epizootia, a dose inicial deverá ser antecipada para os 6 meses de idade e essa dose não será considerada válida para fins de cobertura da rotina, devendo ser revacinada aos 9 meses e 4 anos.

A SMS Goiânia vai vacinar as pessoas não vacinadas ou parcialmente vacinadas contra Febre Amarela da região sudoeste, no próximo sábado (14/11/2015) em 56 postos de vacinação. Além disso, as salas de vacina de todo o município estão disponibilizando a vacina durante a semana em horário comercial exceto o Cais Campinas, que está vacinando de segunda a segunda das 8h ás 18h.

Saiba mais


A vacina é contraindicada nos seguintes casos:

Para Informações e dúvidas sobre a Febre Amarela a população pode entrar em contato com a Secretaria pelos telefones (62) 3524-3389 / 3524-3381.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias