Home / Cotidiano

COTIDIANO

Mãos ao alto

O ano passado foi violento nas igrejas e esse ano de 2016 já se inicia com outros registros. Pesquisa realizada pelo jornal Diário da Manhã constatou que mais de cinquenta igrejas evangélicas sofreram furtos. Na maioria, o alvo dos assaltantes foram aparelhos de som e arrombamento a cofres.Contabilizados, os dados mostram cerca de cinco assaltos por mês em igrejas, durante o ano 2015 - um número que chama atenção. Ainda de acordo com o levantamento, em cerca de trinta e seis assaltos foram levados equipamentos de som e em catorze o alvo foi dinheiro guardado nos cofres dos templos.Fernanda Laune

Em entrevista, o pastor Saulo Carlos de Almeida, da Igreja Assembleia de Deus - Ministério Fama, relatou que são mais de quatrocentas congregações localizadas na grande Goiânia e imediações. Ele conta que a sede possui todo um esquema de segurança necessário e, em razão disso, não é vítima de assaltos.Já as congregações são constantemente furtadas - a maioria perdem os aparelhos de som. O pastor diz crer que os assaltantes tenham algum receptador específico, em razão do grande número de roubos desse equipamento.

O responsável na área de instalação, mixagem e sonorização do Ministério Fama, pastor Josias Barros da Silva afirmou que o prejuízo com a sonorização é alto, em torno de cinco a sete mil reais. “Tem congregação que foi roubada duas vezes em dois meses, os assaltantes levaram todo o som”, conta.O pastor Josias comenta que em cinco meses foram oito registros de furto de aparelhagem de som, somente nas congregações que ele cuida. Questionado sobre quais as ações ligadas à segurança nos templos, explica que está sendo checada a possibilidade de fazer seguro dos instrumentos. “Estamos fazendo agora uma avaliação de todos os instrumentos e estamos fazendo seguro para não termos mais esse tipo de prejuízo”, conclui.

Outras templos que em também sofrem com os altos índices de furtos são os Igreja Pentecostal Deus é Amor. De acordo com o levantamento, foram mais de quinze ações de furtos de dinheiro e aparelhos de sonorização. O pastor, que não quis ser identificado por medo dos bandidos, explicou que o templo em que ele é responsável já foi assaltado quatro vezes, sendo as duas últimas vezes, no mês passado.

“No primeiro assalto do mês de dezembro, os assaltantes deixaram um prejuízo de 800 reais nos cofres. Já no segundo, eles roubaram um amplificador de som no valor de 500 reais” conta o pastor. Ele afirma que todas as medidas estão sendo tomadas pelos seus superiores  para que seja evitado mais constrangimentos como esses que já passou.

Alguns assaltos de 2015

Deus é amor do Parque Anhanguera II, perdeu cerca de mil reais para os assaltantes

Em todos os casos analisados pela equipe de reportagem, os assaltos ocorreram na madrugada e as igrejas registraram que nos estabelecimentos não havia equipamentos de segurança.Também houve registro de fiéis que foram assaltados dentro das igrejas. Eles tiveram seus pertences furtados por bandido que mesmo com câmeras de segurança não se intimidou.

Em novembro do ano passado, bandidos arrombaram a porta das igrejas: Igreja Batista, localizada no Setor Santos Dumont; Igreja Vida, do Setor Sudoeste; Igreja Presbiteriana do Brasil, no Residencial Katia; Igreja Evangélica Ministério Caminho Santo, no Parque Amazônia. Na Igreja Pentecostal Deus é Amor, localizada no Parque Anhanguera II, o alvo dos assaltantes foram os cofres que tinham cerca de mil reais guardados.

Em dezembro, na virada do ano para 2016, a Igreja Pentecostal Deus é Amor amanheceu com a parede derrubada e sem todos os equipamentos de sons. Outra congregação dessa denominação também foi furtada, porém os assaltantes não conseguiram levar nada.

Já em janeiro desse ano, houve registro de furto na Igreja Ministério Internacional da Conquista, onde assaltantes arrombaram a fechadura e levaram todos os aparelhos de som. Outra igreja também passou por essa situação, porém foi salva por policiais que chegaram a tempo, porém não conseguiram surpreender os bandidos, que fugiram do local.

Igreja do pastor Valdemiro Santiago começou o ano desfalcada

Um caso recente que chamou a atenção da mídia nacional foi o assalto na filial da Igreja Mundial do Poder de Deus, localizada em Quintino, na Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ) levou uma quantia não declarada, que estava sendo transportado da igreja por seguranças quando quatro homens encapuzados e armados levaram o malote de dinheiro. Durante a ação, os assaltantes trocaram tiros com os seguranças. Uma pedestre que estava passando no local foi atingida pelos disparos, além de dois policiais que tiveram ferimentos.

A igreja comandada pelo pastor Valdemiro Santiago, possui 4.500 templos em todo o Brasil e no mundo. O líder possui um grandioso patrimônio estimado em 200 milhões de dólares, de acordo com ranking divulgado pela revista Forbes, em 2013. Além disso, é dono de vários imóveis milionários e também foi alvo da justiça em razão da fazenda em que possui, avaliada em R$ 29 milhões e comprada à vista em Mato Grosso. Além disso, possui uma emissora de televisão e rádio que conta com transmissão ao vivo dos cultos.

Igreja Mundial, do pastor Valdemiro foi assaltada na última semana

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias