Home / Cotidiano

COTIDIANO

Mais uma escola em Anápolis foi desocupada

Assessoria

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) informa que, em clima de tranquilidade, três ex-alunos do Colégio Estadual Padre Fernando Gomes de Melo, na Vila Formosa, em Anápolis, desocuparam a escola no início da tarde desta segunda-feira, 8/02. A decisão foi tomada pelos adolescentes após uma conversa com a diretora da instituição, Sônia Pontes Ribeiro.

O prédio, que havia sido ocupado no dia 16 de dezembro de 2015 como forma de manifestação contra o projeto de gestão compartilhada com as organizações sociais (OSs), passará por vistoria e terá os cadeados do portão substituídos na próxima quarta-feira, 10/02. O retorno às aulas acontecerá na quinta-feira, 11/02, sendo que um novo planejamento pedagógico será elaborado de forma a não prejudicar, ainda mais, o aprendizado dos alunos.

Reintegração de posse
Com a liberação do prédio do C. E. Padre Fernando Gomes de Melo para o início do ano letivo, sobe para 19 o número de escolas desocupadas e cai para 10 o número de ocupadas. Em Anápolis, as cinco unidades que ainda se encontram ocupadas já têm pedidos de reintegração de posse expedidos pelo juiz substituto, Carlos Eduardo Rodrigues de Souza, da Vara da Fazenda Pública Estadual da cidade. Pela decisão da Justiça, publicada no dia 5 de fevereiro, os ocupantes terão 10 dias para liberar as unidades de ensino. O prazo vence no dia 15 de fevereiro. O descumprimento da ordem judicial implicará em multa diária de R$10 mil, a ser paga pelas pessoas listadas no processo; no caso dos adolescentes, os pais serão os responsáveis pela quitação dos valores.

Goiânia
Em Goiânia, cinco escolas permanecem fechadas, prejudicando professores e alunos. Todas já estão com mandados de reintegração de posse expedidos. A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) ressalta que está fazendo todos os esforços no sentido de que as instituições de ensino sejam desocupadas pelos manifestantes de forma espontânea e pacífica. Destaca mais uma vez que sempre esteve aberta ao diálogo.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias