Home / Cotidiano

COTIDIANO

Balada Responsável leva orientação e fiscalização a mais cinco municípios

Com o objetivo de sensibilizar a população para a necessidade de mudança de postura, prevenir acidentes e reduzir o número de mortos no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) realizará blitzes e ações educativas do programa Balada Responsável nos municípios de Aruanã, Caldas Novas, Itumbiara, Quirinópolis, Goiânia e Região Metropolitana durante o feriado de Tiradentes.

O foco do programa e o cumprimento da Lei Seca. Assim, durante os trabalhos são realizadas abordagens educativas e distribuição de material com intuito de prevenir a combinação de álcool e direção. Nas blitzes, feitas em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar são aplicados testes do bafômetro e fiscalização.

O condutor flagrado dirigindo sob o efeito de álcool pode sofrer desde punição a administrativa e criminal. Na autuação administrativa, o condutor terá que pagar multa no valor de R$ 1.915,40 (podendo dobrar em caso de reincidência), terá a CNH recolhida e responderá processo que pode resultar na suspensão do direito de dirigir por 12 meses. O veículo também fica retido até que seja apresentado um outro motorista, devidamente, habilitado.

Caso seja constatado pelo bafômetro valor igual ou superior a 0,34 miligramas por litro de ar, o motorista será enquadrado em crime de trânsito. Além das punições administrativas, ele será preso em flagrante, podendo pegar de 6 meses a três anos de detenção.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias