Home / Cotidiano

COTIDIANO

Comitê dos Jogos olímpicos traça roteiro da Tocha Olímpica em território goiano

Faltando 30 dias para a passagem da Tocha Olímpica Rio 2016 por Goiás, que será o primeiro Estado a receber o símbolo esportivo, a Força Tarefa de Recepção, Coordenação e Revezamento da Tocha realizou nesta manhã de terça-feira, 5/4, no Palácio das Esmeraldas, uma reunião de trabalho com todos os órgãos envolvidos. O encontro teve o objetivo de traçar e detalhar todo o roteiro da Tocha Olímpica em território goiano.

Participaram da reunião o vice-governador, José Eliton, o chefe de gabinete da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), Antônio Celso, o secretário estadual de saúde, Leonardo Vilela, o diretor Executivo de Operações do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o general Marco Aurélio Vieira, o superintendente Executivo de Esporte da Seduce, Júnior Vieira - nomeado pelo governador Marconi Perillo como o coordenador geral da Comissão da Força Tarefa -, além de prefeitos e representantes dos 15 municípios por onde a tocha vai passar.

Goiás será o primeiro Estado brasileiro a receber a Tocha Olímpica nos dias 4, 5 e 6 de maio. Pela ordem, o símbolo esportivo chega em Corumbá e segue por Pirenópolis, Anápolis, Itaberaí, Cidade de Goiás, Inhumas, Goiânia, Trindade, Aparecida de Goiânia, Piracanjuba, Morrinhos, Caldas Novas, Pires do Rio, Ipameri e Goiandira. Os representantes das cidades onde a tocha passará de noite – Anápolis, Goiânia e Caldas Novas – garantiram a execução de ações para receber os visitantes e propiciar um evento grandioso.

De acordo com o diretor Executivo de Operações do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Marco Aurélio Vieira, a ideia da iniciativa é percorrer o Brasil inteiro divulgando o maior evento esportivo mundial. Segundo ele, serão cerca de 300 pessoas e 150 veículos envolvidos na caravana, que percorrerá 329 cidades brasileiras. “A caravana da Tocha Olímpica vai anunciar os Jogos Olímpicos no Brasil e engajar a população brasileira para acompanhar a participar das atividades desse grande e espetacular evento que vai ser os Jogos Olímpicos no Brasil”, informou.

O vice-governador José Eliton afirmou que  todos os órgãos do Estado e as prefeituras estão inteiramente comprometidos e envolvidos com o evento. “Nós fizemos um estudo de inteligência detectando quilometro por quilômetro, no percurso da tocha, os pontos de maior atenção. Tudo isso para garantir que Goiás fará uma grande festa, com segurança e tranquilidade. Goiás será o melhor Estado para receber a tocha”, atestou o vice-governador.

José Eliton também ressaltou os diferenciais de Goiás. “Nós temos riquezas naturais e culturais muito grandes e queremos apresentar ao Brasil e ao mundo. Cada município está preparando as suas diversas formas de representação da nossa cultura e das nossas riquezas naturais para que o Brasil o mundo possam nos conhecer”, disse o vice-governador, citando como exemplo Caldas Novas, cuja programação inclui a descida da tocha por um tobogã aquático.

Para o superintendente Executivo de Esporte da Seduce, Júnior Vieira, as potencialidades culturais e turísticas vão projetar o Estado para o mundo, reafirmando a importância da passagem da Tocha Olímpica pelo Estado. “Fomos privilegiados como o primeiro Estado a receber o revezamento e isso significa um momento histórico para os goianos e uma oportunidade de mostrar o que temos de melhor. Tenho certeza de que vamos fazer bonito”, ressaltou.

A Comissão da Força Tarefa Goiana é composta pela Agetop, Grupo Executivo de Comunicação, Goiás Turismo, Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e Secretaria de Segurança Pública.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias