Home / Cotidiano

COTIDIANO

Hospital do Reino Unido realiza primeiro transplante duplo de mãos

A imprensa internacional divulgou nesta sexta-feira, 22, a notícia de que Chris King de 57 anos se tornou o primeiro homem do Reino Unido a receber um duplo transplante de mãos, após perdê-las em um acidente de trabalho há três anos. O homem de Doncaster, ao norte da Inglaterra, foi operado no Hospital Leeds General Infirmary há poucos dias e segundo os médicos o transplante está sendo um sucesso.

King perdeu suas mãos, com exceção dos polegares, durante um acidente de trabalho, quando uma máquina de prensagem decepou as extremidades. Há poucos dias da cirurgia, ele afirma que já consegue ter algum movimento das mãos e qualificou a doação como “formidável”.

"Não poderia pedir nada melhor. É melhor do que ganhar na loteria porque posso sentir tudo outra vez", declarou King aos veículos de imprensa internacionais.

"São minhas mãos, realmente minhas mãos. O sangue corre por elas. Meus tendões estão unidos. São meus", contou o paciente.

O médico que realizou o transplante, Simon Kay, especialista em cirurgia plástica do centro médico de Leeds, afirma que esta é a primeira vez que duas mãos foram transplantadas em um só paciente e se vê otimista com os resultados.

"A ninguém importa o aspecto de um rim sempre que este funcione, mas no caso das mãos os especialistas tiveram que considerar a compatibilidade imunológica e se eram apropriadas já que são vistas todo o tempo", acrescentou Kay.

Para o paciente, em breve ele poderá sustentar uma garrafa de cerveja e afirmou que as mãos parecem ter sido feitas “sob medida”.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias