Home / Cotidiano

COTIDIANO

Sete unidades federais de Educação em Goiás são ocupadas por estudantes

Sete unidades federais de Educação em Goiás já foram ocupadas por estudantes até a manhã desta sexta-feira, 21. Os atos ocorrem em protesto contra a reforma do ensino médio, a falta de investimentos para a Educação e a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que prevê o teto para o aumento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos.

Ontem, 20, os campus do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) de Urutaí e Ceres foram ocupados por estudantes, além das unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) de Goiânia, Goiânia-Oeste, Anápolis, Valparaíso de Goiás e Águas Lindas de Goiás.

Um dos manifestantes que não quis se identificar, divulgou que cerca de 300 alunos participam da ocupação da unidade do IFG de Goiânia e outros 100 do campus Goiânia-Oeste. Ele conta que as ocupações são sustentadas por doações de apoiadores da causa.

O IFG informou através de nota que os atos “são organizados por estudantes” e que “as ocupações estão sendo acompanhadas pelos diretores-gerais das unidades ocupadas”. Em Ceres, cerca de 50 alunos ocupam a unidade e as atividades administrativas ocorrem normalmente, tendo até alguns professores ministrando aulas no local.

Já o IF Goiano divulgou que 300 alunos ocupam a unidade de Urutaí e que as aulas foram suspensas, mas os trabalhos administrativos continuam. Além disso, destaca que “acredita na defesa da Educação por meio do exercício da cidadania” e que "atendendo à deliberação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), tem buscado apoio junto a parlamentares de Goiás contra a aprovação da PEC 241/16. Esta ação foi proposta aos reitores de todos os Institutos Federais do país".

PEC 241

A Proposta de Emenda à Constituição 241 já teve o seu texto base aprovado pela Câmara dos Deputados durante o primeiro turno de votação, ocorrido no último dia 11. A aprovação final da PEC depende de um segundo turno de votação na Câmara e mais dois turnos no Senado.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias