Home / Cotidiano

COTIDIANO

Alerta Epidemiológico orienta população goiana em caso de enchentes

O início do período chuvoso em Goiânia trouxe um alerta de ocorrências epidemiológicas, como surtos de leptospirose, devido inundações em alguns bairros da capital. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (CIEVS), divulgou nesta segunda-feira, 7, uma cartilha informativa para atentar sobre estes possíveis surtos nas regiões afetadas pelas fortes chuvas.

Conforme o CIEVS, por causa dos alagamentos, a leptospirose se torna uma das principais ocorrências epidemiológicas. A doença é causada por uma bactéria presente na urina de roedores e é, muitas vezes, adquirida através do contato da pele e mucosas com a enxurrada e a lama.

As pessoas infectadas podem apresentar sintomas como febre, dores de cabeça e no corpo, podendo até, em casos graves, causar insuficiência renal e hemorragias, principalmente pulmonar.

A orientação para os indivíduos que manifestarem esses sinais é procurar uma unidade de saúde e informar se nos 30 dias antes do começo dos sintomas teve ou não contato físico com locais alagados, principalmente, após fortes chuvas ou ocorrência das inundações. Tais informações promoverão o atendimento mais adequado e preciso do paciente.

Além da leptospirose, o Alerta e a Cartilha orientam sobre a contaminação da água e dos alimentos, além do aumento de acidentes com animais peçonhentos, que são mais frequentes em períodos chuvosos onde há inundações.

Confira as orientações do Alerta Epidemiológico e da Cartilha.

As informações são do portal da Prefeitura de Goiânia.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias