Home / Cotidiano

COTIDIANO

Dormir mais cedo pode significar problemas de coração

Se você dorme cedo, atenção: um estudo divulgado terça-feira indica que aquelas pessoas que apresentam pressão alta dormem por volta das 23h10 enquanto quem tem pressão normal se deita às 23h28 ou mais.

A pesquisa apresentou dados relevantes para os homens, mas não para as mulheres.

O japonês Nobuo Sasaki encontrou a correlação em uma pesquisa com 2.400 homens adultos  [idade entre 40 e 60 anos].

A pesquisa apresentada no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, que ocorreu em Roma, alia a pressão alta com o sono ruim.

Os pesquisadores disseram que o desejo de dormir cedo poderia ser um indício de problemas de saúde.

Apesar de ir para a cama cedo, aqueles com pressão arterial elevada conseguiram dormir mais, mas com qualidade pior de sono,  conforme ferramentas utilizadas para  medir a qualidade do sono.

Em média, aquelas pessoas com pressão arterial alta  apresentam uma pontuação de 5,3 nas avaliações.

Nesta avaliação, uma pontuação de cinco ou mais indica má qualidade do sono.

Já dentre aqueles com pressão arterial normal, a pontuação foi de 4,7. A pesquisa foi apresentada nesta semana novamente, mas desde agosto o tema tornou-se uma polêmica nos segmentos especializados de debate científico, com a divulgação dos primeiros resultados.

Uma das hipóteses, explica Nobuo Sasaki, seria a alteração  do relógio biológico por meio da hipertensão. Com isso, ocorreria perda significativa da qualidade do sono. "Ir para a cama mais cedo foi identificado com hipertensão em todos os casos", diz Sasaki, em reportagem do inglês Telegraph.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias