Home / Cotidiano

COTIDIANO

3,6 milhões abordados em Goiás

Somente em 2016, o programa Balada Responsável abordou o total de 3,6 milhões de pessoas no Estado de Goiás. Já as blitze do programa efetuaram abordagem de 89.793 pessoas. Dessas, 5.702 estavam dirigindo sob o efeito de álcool. Os dados foram confirmados ao jornal Diário da Manhã pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO).

Na avaliação do presidente da autarquia, Manoel Xavier Ferreira Filho, o balanço é expressivo. “É um número expressivo. Representa mais da metade da população goiana”, diz. Contudo, o presidente destaca a importância da ação na prevenção de acidentes. “O programa visa prevenir conflitos e acidentes, além de garantir um trânsito mais seguro para os cidadãos”.

Manoel Xavier ressalta que além da repressão, o destaque do Balada Responsável é o caráter educativo do programa. “Todos os dias, equipes de educadores realizam atividades em locais de grande aglomeração de pessoas propagando a mensagem ‘Se beber, não dirija’, tirando dúvidas e distribuindo material educativo”, pontua.

De acordo com o Detran-GO, Goiás registrou, em 2014, 32,4 óbitos por 100 mil habitantes. A meta até 2018 é reduzir esse índice para 26 mortes por 100 mil habitantes. “Temos caminhado nesse sentido graças às ações educativas e a programas como o Balada Responsável. É de conhecimento de todos que o álcool altera os reflexos e reduz o tempo de resposta do condutor e é uma das principais causas de acidentes com vítimas no País”, afirma.

Em todo o País, o objetivo do Balada Responsável é evitar que condutores dirijam após a ingestão de bebidas alcoólicas, contribuindo para reduzir os índices de fatalidades no trânsito. Para isso, ele é desenvolvido em duas frentes: educação e fiscalização.

2-3

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias