Home / Cotidiano

COTIDIANO

Ex-candidata à Câmara Municipal tem solução para guerras nos presídios

Maria Sinara Leite candidatou-se à Câmara Municipal de Goiânia por duas vezes, e, apesar da derrota nas urnas eletrônicas, ela diz ter a solução para as guerras entre facções que estão gerando diversas rebeliões e mortes dentro do sistema penitenciário.

A solução viria através da união da Defesa Civil, Governos e a do Ministério da Educação. Segundo o projeto Maria Sinara, a colaboração entre os órgãos públicos se daria de forma diferente de como é feita hoje. "A reforma do Sistema Penitenciário passaria a ser um Sistema Educativo, teremos não mais, polícia militar, mas polícias educativas. Dentro das cadeias, os agentes penitenciários passariam a ser agentes educacionais. Os presos iriam passar, parte do tempo na prisão, trabalhando", diz Maria.

Em um primeiro ato, o projeto, prevê que o Sistema não seja mais dirigido pelo Sistema Judiciário, e sim pelo Sistema Educacional. Para isso, o Ministro da Educação indicaria professores que assumiram a função dos agentes prisionais. A primeira vista, parece loucura, mas as prisões serviram para Reintegração Social e não em caráter punitivo.

Para o projeto, haveria então, a necessidade da formação de 40 mil professores que auxiliarão a função educativa e social dentro das cadeias. Maria Sinara acredita dedicadamente que as penitenciárias estão falidas e que são comandadas pelos bandidos, e não mais pelo Governo.

Cadeias produtivas

Maria Sinara explica que as cadeias passariam a ser produtivas, ou seja, os presidiários, durante a reintegração social, passam a trabalhar para sustentar sua estadia dentro do regime. Além do sustento próprio e da contribuição para a sua família, Sinara acredita que o preso deve restituir os crimes que pagou às famílias das vítimas prejudicadas pelo infrator. "Lá dentro ele vai trabalhar para pagar pelo o que fez. Os agentes educacionais vão acompanhá-los nos trabalhos para que ele possa, de alguma forma pagar para a família de quem ele prejudicou", explica.

Pena de Morte

A ex-candidata a vereadora por Goiânia acredita que a pena de morte seja uma maneira violenta de lidar com quem cometeu infrações. "A maioria das pessoas que estão nas cadeias são pobres e negras, de um certo ponto de vista, é correto a pena de morte, mas no geral, não daria certo no Brasil", revela.

Reforma da Polícia Militar

Entre as propostas da ex-candidata, está a reforma da Polícia Militar. Para ela, grande parte da violência cometida dentro das prisões vem dos militares. "A polícia é violenta, e isso gera ainda mais violência, se a gente não fizer uma reforma urgente no Sistema Penitenciário, milhares de pessoas vão morrer dentro das prisões", conclui Sinara.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias