Home / Cotidiano

COTIDIANO

Senador Wilder reúne na Superintendência da Caixa 70 prefeitos

O senador Wilder Morais (PP) promoveu, na quinta-feira, 19, reunião com 70 prefeitos de 14 partidos na Superintendência da Caixa Econômica Federal, em Goiânia, com os superintendentes Marise Fernandes de Araújo (Goiânia) e Gilmar Lopes Peixoto (Anápolis) para apresentar à Caixa as demandas de cada município na área de habitação e firmar convênios das prefeituras com o banco. Esta foi a primeira de três que serão realizadas com prefeitos de todos os municípios do Estado. Foram convidados 78 e participaram desta primeira 70. Aos prefeitos presentes na reunião foi apresentado um plano de ações para viabilizar a destinação de recursos para construção de unidades habitacionais nos municípios pelo programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.

Canalizador de recursos

A superintendente Marise Fernandes, que fez a abertura do evento, agradeceu em seu discurso à iniciativa pioneira do senador Wilder, de reunir os prefeitos. “Foi uma verdadeira mobilização que envolveu desde o nosso presidente Occhi [Gilberto Occhi, presidente da Caixa], a superintendência nacional, as diretorias, os prefeitos. Estamos aqui para fazer a nossa parte, para orientar as formas corretas de execução e de apoio para que os senhores prefeitos, secretários e equipes de assessoramento saibam de todos os programas oferecidos pela Caixa. E vamos trabalhar para que, nesses quatro anos, de preferência já em 2017, vocês possam alcançar os recursos federais e transformá-los em melhorias e qualidade de vida para a população de suas cidades”, disse a superintendente.

O senador Wilder, chamado de anfitrião pelos prefeitos, destacou em seu discurso a importância de se trabalhar na busca de recursos para construção de moradias. E disse que prioriza em seu mandato orientação a prefeitos sobre como conseguir recursos. “Tive essa iniciativa porque a maioria dos prefeitos presentes aqui está em seu primeiro mandato, e a maioria dos recursos do governo federal passam pela Caixa. Então, quero agradecer à Caixa, em nome dos superintendentes Marise e Gilmar, por essa parceria, em que recebemos 67 prefeitos para discutir como trabalhar isso. Quero agradecer aos prefeitos e dizer que essa iniciativa, com certeza, vai levar recursos para os municípios de nosso Estado”, disse Wilder.

Prefeito de Caldas Novas, Evandro Magal (PP) ressaltou o perfil municipalista do senador Wilder. “Sou muito feliz com o atendimento que o senador Wilder sempre nos dá, seja em Brasília ou Goiânia. É um municipalista. Atende prefeitos de cidades grandes, médias ou pequenas, sem distinção. Ele tem sido a voz dos prefeitos lá em Brasília. E esta iniciativa de hoje é mais uma de tantas que ele tem feito para aproximar os prefeitos do órgão públicos, para facilitar a vida dos gestores. E isso nos ajuda muito, a ajuda do senador é essencial para o nosso trabalho”, disse Magal.

De Novo Gama, no Entorno do Distrito Federal, a prefeita Sônia Chaves disse que o senador acertou em organizar as reuniões na Caixa “Às vezes o prefeito não tem condições de ter essas informações lá na sua cidade, e aqui a gente está tendo a oportunidade de conhecer toda a tramitação de projetos, e como iniciá-los, para podermos desenvolver nossos municípios”, disse ela.

Nárcia Kelly (PTB), prefeita de Bela Vista, também “viu com muitos bons olhos” a reunião promovida pelo senador Wilder. “A caixa desempenha um papel fundamental para auxiliar os municípios na distribuição de renda e leva benefícios sociais a eles, então eu tenho que parabenizar o senador Wilder por essa iniciativa e também agradecê-lo. Por mais que a gente saiba e tenha conhecimento dos projetos, sempre tem algo novo e hoje foram passadas novas informações aqui”, disse Márcia.

Do Oeste Goiano, o prefeito de Iporá, Naçoitan Leite (PSDB), disse que o senador Wilder é “uma pessoa muito bem vista em Goiás e no Brasil”. “Wilder hoje é respeitado no meio político, no meio empresarial, respeitado por todos os prefeitos de Goiás. Essa iniciativa é muito boa para os prefeitos terem um relacionamento com o senador e com o pessoal da Caixa. Isso ajuda porque é muito importante saber por onde ir procurar os benefícios. O senador está dando esse ‘norte’. Estou muito confiante que o senador estará onde ele sempre pensou que estaria politicamente falando”, observou Naçoitan.

O senador da habitação

Além de lutar no Senado por moradias a famílias de baixa renda, o senador Wilder quer também diminuir as despesas para essas famílias. Ele apresentou o projeto de lei nº 224, de 2015, para que o governo federal construa as unidades habitacionais já com equipamentos de geração de energia solar. “Seria não apenas uma ajuda a essas famílias, mas uma forma de modernizar a geração de energia no nosso país e, sendo uma fonte renovável, preservar o meio ambiente”, diz o senador.

A lei proposta por Wilder altera a Lei nº 11.977, de 7 de julho de 2009, para obrigar a instalação, no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida, sem ônus para os beneficiários, de equipamentos destinados à geração de energia elétrica própria com base em fonte solar fotovoltaica para injeção na rede elétrica das concessionárias e permissionárias de distribuição de energia elétrica.

O senador Wilder justifica que a irradiação solar global que incidente no território brasileiro é muito superior às verificadas em países que lideram o uso dessa fonte de energia, como Alemanha, França e Espanha.

Ele cita a nota técnica “Inserção da Geração Fotovoltaica Distribuída no Brasil – Condicionantes e Impactos”, publicada em 2014, para mostrar que as residências brasileiras, a partir da instalação de painéis fotovoltaicos em seus telhados, podem gerar 230% da energia elétrica que consomem. “Apesar de já haver, no Brasil, incentivos destinados à fonte solar fotovoltaica, os obstáculos para a disseminação dessa opção limpa de geração de energia elétrica ainda persistem. O custo e o investimento inicial são elevados. E esse problema é ainda mais grave junto aos cidadãos de menor poder aquisitivo”, diz Wilder.

Nesse contexto, o senador Wilder propõe o uso do programa Minha Casa, Minha Vida como veículo de expansão da fonte solar fotovoltaica. “Trata-se de uma forma de desenvolver a fonte solar fotovoltaica e de privilegiar a população de baixa renda”, diz o senador Wilder.

Participaram da reunião os prefeitos de:

Adelândia                                        Joaquim dos Reis (PP);
Água Limpa de Goiás                      Valdir do Prado (PP);
Amorinópolis                                    Silvio Isac de Souza (PMDB);
Araçu                                               Joelton Bernardo da Costa (PMDB);
Aragoiânia                                       Nauginel (PSDB);
Arenópolis                                        Flávio Júnior Vilela (PMDB);
Aruanã                                            Hermano Carvalho (PSDB) (representado pelo assessor Coimbra);
Baliza                                               Fernanda Nolasco (PTB);
Bela Vista                                         Nárcia Kelly (PTB);
Bom Jesus de Goiás                         Daniel Vieira Ramos (PTB);
Caiapônia                                        Caio Lima (PP);
Caldas Novas                                 Evando Magal (PP);
Campinaçu                                      Milson Alves (PP);
Campo Limpo                                 Arivart Alves (PP);
Ceres                                               Rafael Melo (PSDB);
cidade de Goiás                               Selma Bastos (PT);
Córrego do Ouro                             Murilo César (PP);
Damianópolis                                   Gilmar José Ferreira (PDT);
Firminópolis                                      Jorge José de Souza (PP);
Gameleira de Goiás                         Wilson Tavares (PP);
Goiatuba                                          José Alves Vieira (PP);
Goianira                                          Carlos Alberto Andrade (PSDB);
Guapó                                             Colemar Cardoso de Queiroz (PSDB);
Heitoraí                                            Lúcio Pires dos Santos (PP);
Hidrolândia                                     Paulo Sérgio de Resende (DEM);
Ipameri                                            Daniela Vaz Carneiro (PSDB);
Ipiranga de Goiás                             Alex de Queiroz (PSD);
Iporá                                                Naçoitan Leite (PSDB);
Israelândia                                       Miriã Pires Barbosa (PSDB);
Itaberaí                                            Roberto do Mercadão (PP);
Itauçu                                              Moacir Dias Barbosa (PSDB);
Itapuranga                                       Daves Soares da Silva (PSD);
Jandaia                                            Milena Pereira Lopes (PMDB);
Jaraguá                                            Zilomar Antônio de Oliveira (PSDB);
Jataí                                                 Vinícius de Cecílio Luz (PSDB);
Matrinchã                                        Claudia Valéria Alves (PTN);
Maurilândia                                     Edjane Alves (PSDB);
Morrinhos                                        Rogério Troncoso (PTB);
Morro Agudo                                  Anatair Antônio Santana (PSD);
Nerópolis                                          Gil Tavares (PRB);
Nova Aurora                                    Vilmar Dias Carneiro (PT);
Nova Glória                                     Carlos Luiz de Oliveira (PP);
Novo Gama                                    Sonia Chaves de Freitas                PSDB;
Orizona                                           Joaquim Augusto Marçal (PSDB);
Padre Bernardo                                Francisco de Moura (PSDB);
Palmeiras de Goiás                          Vando Vitor Alves (PSDB);
Paraúna                                           Paulo José Martins (PRB);
Petrolina de Goiás                            Dalton Vieira Santos (PP);
Pires do Rio                                      Cleide Aparecida Veloso (PP);
Porangatu                                        Pedro João Fernandes (PSDB);
Posse                                               Wilton Barbosa (PSDB) (representado pelo vice-prefeito Minguito, do PP);
Rialma                                             Fred Vidigal (PTB);
Rio Quente                                      João Pena (PR);
Rubiataba                                        José Luiz Fernandes (PSDB);
Sanclerlândia                                   Itamar Leão do Amaral (PSDB);
Santa Bárbara                                  Wagner Vaz (PP);
Santa Cruz de Goiás                        Mateus Felix Lopes (PRTB);
São Domingos                                 Cleiton Gonçalves Martins (PSDB);
São Francisco de Goiás                    Wilmar Ferreira da Silva (PSDB);
São Luís de Montes Belos                Antônio Paulo da Cruz (PSD);
São Miguel do Araguaia                  Nélio Pontes da Cunha (PSDB);
São Miguel do Passa Quatro           Marcio Cecílio (PSDB);
Taquaral de Goiás                            Hélio Gontijo (PMDB);
Uirapuru                                           Ailton Neri Amorim (PSDB);
Uruaçu                                             Valmir Pedro (PSDB);
Urutaí                                               Ailton Martins de Oliveira (PR);
Vianópolis                                        Issy Quinan (PP);
Vicentinópolis                                   Neilton Ferreira de Ozeda (PSDB);
Terezópolis                                       Francisco Júnior (PSDB).

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias