Home / Cotidiano

COTIDIANO

100 famílias são obrigadas a desocupar terreno em Aparecida de Goiânia

Cerca de 100 famílias foram retiradas de um terreno no Setor Virgínia Park, em Aparecida de Goiânia, na manhã desta quinta-feira, 16, após o cumprimento, realizado pela Polícia Militar (PM) de um mandato de reintegração de posse do local. Na ocasião, dois homens acabaram presos por desobediência e incitação à violência.

O pedido foi feio pelo proprietário da área, que possui cerca de cinco alqueires e pertence a uma fazenda destinada à criação de gado. A decisão foi tomada no último dia 1º de fevereiro pelo juiz Hamilton Gomes Carneiro, que aprovou o uso da força policial, caso necessário.

A ação começou por volta das 6 horas de hoje. Moradores que ocuparam o terreno de forma ilegal foram retirados e os barracos foram destruídos por máquinas. Na ocasião, moradores afirmaram não ter tido tempo para retirar todos os pertences e que os policiais usaram bombas de efeito moral para intimidar as famílias.

Entretanto, a assessoria de comunicação da PM informou que não foram utilizadas as bombas e que a desocupação ocorreu de forma pacífica, havendo apenas duas prisões sem resistência. Os homens detidos foram encaminhados para o 6º Distrito Policial de Aparecida de Goiânia.

Invasão

Os advogados do proprietário do terreno informaram que a invasão começou no último dia 27 de janeiro. Segundo eles, antes da desocupação do local, houve tentativa de diálogo com os moradores para que não fosse necessário o apoio de forças policiais para que eles deixassem a área.

Em contrapartida, uma moradora chegou a afirmar que mora no local há quase um ano, junto com o marido e os dois filhos. Ela diz que aguarda uma moradia popular desde 2012.

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia orienta que as famílias que foram retiradas do terreno procurem a Secretaria de Habitação para realizar um cadastro para entrar na lista de espera por uma casa popular.

As famílias devem receber doações de cestas básicas, além de roupas e itens de primeira necessidade, como divulgado pela Secretaria de Assistência Social.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias