Home / Cotidiano

COTIDIANO

Novo secretário é empossado

O novo secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Ricardo Brisolla Balestreri, apresentado em coletiva de imprensa pelo governador Marconi Perillo, ontem, afirmou que é preciso dar continuidade ao trabalho de valorização das forças policiais goianas, dando continuidade às iniciativas adotadas pelo vice-governador José Eliton durante o período em que esteve à frente da pasta, de fevereiro de 2016 a janeiro de 2017. “É preciso cuidar dos cuidadores da população, que arriscam a vida por nós. Mais direitos humanos para nossos policiais”, destacou Balestreri. “Esses homens e mulheres são heróis e temos que olhar para eles com muito carinho e muito mais apoio do que temos dado ao longo da história”, afirma. Ele tomou posse ontem, às 15h, no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico.

“Acredito que alguns desafios a serem enfrentados sejam a diminuição dos homicídios, furtos e roubos, mas, principalmente, a continuidade de um modelo de atuação dos operadores da segurança no atendimento ao povo”, afirma. Antes da coletiva, Balestreri esteve reunido com o vice-governador José Eliton, coronel Edson Costa, que tinha assumido a pasta interinamente, comandantes-gerais da Polícia Militar de Goiás, coronel Divino Alves, e do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Carlos Helbingen Júnior, além do delegado geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio. “Nessa reunião foram repassadas informações acerca dos avanços obtidos nos últimos anos, principalmente nas áreas de inteligência, organização e estruturação das polícias”, ressaltou o governador Marconi Perillo.

Ao afirmar que acompanha o trabalho realizado pelas forças de segurança de Goiás, Balestreri diz que o Estado conta atualmente com uma das melhores equipes do País na área. Ele ressalta que ações implementadas pelo governador Marconi Perillo e pelo vice-governador José Eliton, enquanto esteve à frente da SSPAP, foram fundamentais no combate à criminalidade e consequente queda dos índices e manchas criminais em todas as regiões goianas.

Medidas

Iniciativas como o trabalho conjunto das forças policiais, investimentos em inteligência, compra de equipamentos e armamento adequado, além de fortalecimento da categoria e proteção a policiais foram enaltecidos pelo novo secretário como atividades fundamentais na execução de ações preventivas e ostensivas de garantia da ordem e paz social. Ele garantiu que dará continuidade às políticas implementadas pelo vice-governador José Eliton durante sua condução à pasta.

Ao relatar a dedicação de Balestreri na área de segurança pública, o vice-governador reforçou que, durante diálogos com o novo secretário houve uma identificação entre todos os temas definidos como prioritários para a segurança pública em Goiás e aqueles defendidos pelo titular da SSPAP. “Programas de grande amplitude e alcance nacional, como o Pacto Integrador de Segurança Pública, um grande legado para Goiás e para o Brasil, já eram de conhecimento de Balestreri”, pontuou José Eliton.

Goiás Pela Vida

Outra iniciativa da gestão de Eliton à frente da pasta e reconhecida pelo novo titular da SSPAP como destaque e exemplo para outras unidades da federação é o Pacto Social Goiás Pela Vida. “Esse modelo de política pública participativa nos municípios é algo que precisa ser intercambiado. Outros estados precisam saber da importância de buscar resolução para as demandas de segurança pública com a participação da população e dos gestores municipais”, disse Balestreri.

“Parabenizo o Estado por ajudar os municípios a cuidar da segurança. Aqui tem lugar para todo mundo. No combate à criminalidade é importante que todas as forças trabalhem juntas a favor da segurança”, completa Ricardo Balestreri, em relação ao Pacto Social Goiás Pela Vida.

Por fim, Balestreri elogiou o sistema de estatística do Observatório da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), que contém dados de todos os tipos penais, desde 2011, com acesso livre para qualquer cidadão. Considerado pioneiro na implantação de total transparência na divulgação de dados de segurança pública, Goiás disponibiliza mensalmente as informações acerca das ocorrências policiais. A iniciativa foi lançada em junho de 2016 pelo vice-governador José Eliton.

SSPAP ampliou medidas protetivas aos operadores da segurança

Desde que assumiu a SSPAP, no final de fevereiro de 2016, o vice-governador José Eliton, que permaneceu no cargo até janeiro desse ano, defendeu que, assim como os policiais que cumprem diariamente a missão de zelar pela tranquilidade e proteger os cidadãos goianos, é imprescindível que o Estado assuma o papel de cuidar dos seus direitos e garantias no cumprimento de suas atividades funcionais.

Salários acima da média nacional, gratificações por horas extraordinárias trabalhadas, apreensão de armas de fogo e assistência jurídica são algumas iniciativas implementadas pelo governador Marconi Perillo, e que foram defendidas por Eliton na valorização dos policiais goianos. À época, Eliton afirmou que só aceitou o cargo à frente da pasta por acreditar que tem as melhores polícias do Brasil.

Anteriormente, qualquer integrante das forças de segurança do Estado que respondiam judicialmente por ações no âmbito de seu trabalho nas ruas se via obrigado a arcar com as custas advocatícias em seu amparo. A defesa do secretário é que o Estado disponibilize assistência jurídica para esses policiais. A notícia foi recebida com entusiasmo pelas polícias e também por entidades ligadas às forças de segurança.

Com o Projeto de Lei que criou a Assistência Judiciária, Goiás foi o primeiro estado do Brasil a oferecer esse benefício. De acordo com José Eliton, os policiais não podiam mais ficar sem qualquer apoio na defesa de seus interesses para cumprir com suas obrigações em nome do Estado.

Outra medida importante foi a remuneração (AC4) por horas extraordinárias trabalhadas e apreensão de armamento sem registro e sem o respectivo porte. Somente no primeiro trimestre de 2016 mais de 1.130 armas foram retiradas das ruas. O número contribui para a redução do número de homicídios, que já é uma realidade e pode ser comprovado mensalmente no sistema estatístico da SSPAP.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias