Home / Cotidiano

COTIDIANO

Lúcia Vânia viabiliza R$ 8 milhões para construção de galpões

Preocupada com a geração de emprego e renda, a senadora Lúcia Vânia (PSB) formatou, junto com o deputado federal Marcos Abrão (PPS), um programa padrão para construção de galpões industriais em Goiás. Vinte e sete municípios já foram contemplados por meio de recursos do Orçamento Geral da União, assegurados junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

A senadora realizou, recentemente, um levantamento da situação de todos os galpões já inaugurados, constatando os que estão em pleno funcionamento e os que têm parte ociosa (veja na página seguinte). Além disso, Lúcia Vânia irá realizar, nesta semana, um seminário com o apoio do Sebrae Nacional e de outras entidades para os prefeitos das 27 cidades. O objetivo é fortalecer ainda mais o programa.

Em viagens pelo interior, Lúcia Vânia constatou uma situação recorrente em dezenas de municípios goianos: o ambiente informal e precário em que mulheres e homens confeccionavam roupas.

“Eu vi pessoas costurando no único cômodo da casa, outras costurando na sala e até na cozinha. Fiquei sensibilizada com a situação e fui atrás de solução para aquela realidade”, frisa a senadora.

A parlamentar elaborou, junto com Marcos Abrão, um projeto conceitual e recorreu ao governo federal, conseguindo viabilizar mais de R$ 8 milhões do Orçamento Geral da União, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), para fomento à instalação de micro, pequenas e médias empresas no ramo de confecções em Goiás.

Os recursos permitiram a construção de galpões industriais nos municípios de Abadia de Goiás, Alexânia, Amorinópolis, Anápolis, Anicuns, Bela Vista, Buriti, Ceres, Córrego do Ouro, Damolândia, Goianápolis, Goianira, Indiara, Inhumas, Ipiranga, Iporá, Israelândia, Matrinchã, Mossâmedes, Nerópolis, Nova América, Nova Veneza, Novo Brasil, Pontalina, Rialma, Senador Canedo e Uruaçu.

Cada galpão tem cerca de mil metros quadrados de área construída e conta com recepção, cozinha, refeitório e sala de reuniões. Além disso, contaram com projetos arquitetônicos e executivos (estrutural, elétrico e hidrossanitário).

FORMALIZAÇÃO

Além de assegurar uma estrutura adequada às atividades industriais e comerciais do segmento de confecção, as ações da senadora Lúcia Vânia contribuíram para a formalização dos empreendedores e geração de emprego e renda nos municípios.

A criação dos galpões industriais resultou em conquistas como o desenvolvimento regional da confecção; a permanência da mão de obra no seu local de origem; novos investimentos; e ambiente de interação e de cooperação entre as empresas.

Foi firmada uma parceria entre a Hering e executivos para identificação de municípios com atividade e potencial no segmento de confecção; muitas cidades atraíram investidores, que habilitaram recursos e criaram base de sustentação técnica e de viabilidade de negócios. Criou-se um ambiente de interação e de cooperação entre as empresas e a promoção da capacitação profissional.

“Esses 27 municípios ampliaram a infraestrutura para o segmento de confecções de Goiás, que tem um grande potencial a ser explorado. Os galpões criam um ambiente de interação e cooperação nas empresas, com o propósito de otimizar esforços e recursos, buscando a melhoria da produtividade nos aspectos financeiro e humano”, reforça a senadora.


Esses 27 municípios ampliaram a infraestrutura para o segmento de confecções de Goiás, que tem um grande potencial a ser explorado. Os galpões criam um ambiente de interação e cooperação nas empresas, com o propósito de otimizar esforços e recursos, buscando a melhoria da produtividade nos aspectos financeiro e humano” Lúcia Vânia, senadora

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias