Home / Cotidiano

COTIDIANO

Goiânia capacita profissionais sobre qualidade de fibra

Funcionários e coordenadores de nove unidades produtivas de algodão da SLC Agrícola realizaram o curso sobre “O impacto das características intrínsecas e extrínsecas do algodão na indústria têxtil”. Foram dois dias de intensa formação técnica, que ocorreu na sede da Agopa, dias 11 e 12 de abril, em Goiânia. Ao todo, 25 colaboradores vindos do Maranhão, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás participaram da capacitação.
Coordenador corporativo em Gestão e qualidade de Algodoeiras da SLC Agrícola, Edmilson Souza Santos explica que é preciso que as equipes envolvidas na produção de algodão entendam mais sobre as particularidades da fibra, para um melhor beneficiamento e envio às indústrias. “Estamos em processo de melhoria, mas ainda há muito o que aprender”, pontua.
O coordenador de Algodoeiras explica que a Agopa foi escolhida para sediar o treinamento devido ao seu laboratório de análises de HVI. Os equipamentos de medição que o laboratório possui, diz, são importantes no desenvolvimento da parte prática do curso. “Goiânia se destaca por estar no centro do país e a Agopa é nossa parceira. Fazemos análise de algodão de algumas de nossas unidades produtivas no laboratório e sabemos da qualidade do trabalho”, afirma. Para Edmilson, o curso foi bem aproveitado, onde coordenadores e monitores de qualidade aprenderam bastante sob o comando do professor Jorge José de Lima.

Experiência


Profissional envolvido há 44 anos com a cadeia da cotonicultura, Jorge José de Lima é professor credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em qualificação de algodão em pluma. Desde 2005, vem formando turmas de qualificação em diferentes estados brasileiros. Jorge destaca que o importante é que as partes da cadeia do algodão se comuniquem, do plantio até o produto final. “Havia um hiato entre o produtor e a indústria têxtil”, recorda.
Com grande experiência em sala de aula, Jorge diz que o objetivo era entender quais os pontos fundamentais da fibra. “Temos que agregar valor ao nosso produto na hora da venda. Só conseguimos isso se tomarmos cuidado com todo o processo, desde a preparação do solo até a entrega da pluma”, garante. Jorge lamenta que a pesquisa sobre a fibra do algodão no Brasil ainda não tenha atingido níveis que atendam às suas demandas. “A questão do micronaire e sua maturidade é um exemplo que requer pesquisa, e nisso ainda somos carentes”, ressalta.
Para o professor, a turma foi aplicada e aprendeu o conteúdo. Alguns dos coordenadores presentes são seus ex-alunos e sempre que podem, voltam à sala de aula para renovar os conhecimentos. Jorge diz que segredo está no uso de uma linguagem compreensível ao entendimento de todos. Para isso, afirma, a pedagogia e o uso do lúdico servem para prender a atenção do aluno e promover a interação durante a aula.
Gerente do Laboratório da Agopa, Rhudson Assolari acredita que os responsáveis pelas algodoeiras puderam ampliar suas visões sobre os cuidados a serem tomados para se obter maior qualidade da fibra. “O laboratório facilitou o aprendizado prático, onde os alunos puderam realizar testes e entender o funcionamento das máquinas e a linguagem dos relatórios. Hoje, todos se tornaram melhores profissionais do que eram antes”, conclui.

Terminação de bovino a pasto exige estratégia


Com o avanço para o fim do período das águas, é hora de o pecuarista definir a estratégia nutricional, que vai adotar para garantir a terminação dos animais que estão em fase final de recria a pasto. A Phibro Saúde Animal ressalta que, caso haja boa oferta de pasto e a opção seja por uma alternativa prática e que exija pouco investimento em infraestrutura e maquinários, o produtor pode optar pela terminação intensiva a pasto. Trata-se de um segmento que está crescendo na pecuária brasileira, devido ao menor custo e praticidade de adoção.
“Em função do ciclo de maturação do capim e a proximidade do inverno, as temperaturas são mais amenas e o tempo de luminosidade do dia diminui fazendo com que o capim seque e perca a qualidade nutricional rapidamente, o tempo é um fator precioso durante a terminação intensiva a pasto. E neste processo, cada dia é fundamental para que os animais ganhem peso e qualidade de carcaça, visando a obtenção do maior lucro possível para o pecuarista. A Phibro oferece a tecnologia V-Max®, que proporciona maior segurança metabólica, melhorando a conversão alimentar dos bovinos e, consequentemente, aumentando o ganho de peso médio diário. Além disso, a carcaça tem melhor acabamento, tornando-se mais valorizada e procurada pelos frigoríficos. É a garantia de ótimo retorno econômico ao pecuarista”, explica Newton Teodoro, gerente de produtos para bovinos da Phibro Saúde Animal.
A etapa de terminação dos bovinos exige dietas mais calóricas, que garantam deposição de gordura para melhor acabamento da carcaça. Porém, para a utilização destas dietas mais energéticas, são fundamentais alguns cuidados para a correta adaptação dos animais, evitando assim a ocorrência de acidose metabólica. “V-Max® é um aditivo à base de virginiamicina, fórmula exclusiva da Phibro, que proporciona comprovadamente maior ganho de peso e desenvolvimento da carcaça, gerando melhor aproveitamento dos nutrientes da pastagem, com redução da idade de abate e aumento da produção de arroba por hectare”, conclui Newton Teodoro.

Começa a montagem dos estandes da Agrishow 2017


A partir do início deste mês (abril), os 440 mil metros quadrados de área onde será realizada a Agrishow 2017 – 24ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação começam a ganhar vida. É que as 800 marcas que estarão em exposição vão começar a montagem dos seus estandes na feira, que é considerada a mais importante para a apresentação das inovações tecnológicas do agronegócio da América Latina.
Para o esclarecimento de pontos práticos referentes aos trabalhos de montagem, desmontagem e período de realização da feira, a direção do evento realizou um encontro com os montadores e os fornecedores. Também foi promovida uma reunião com os expositores para informar, entre outros assuntos, a questão da segurança envolvida em toda essa operação, as novidades para esta edição e as atividades que vêm sendo promovidas para divulgação da feira, que ocorrerá entre os dias 1º e 5 de maio e deverá receber cerca de 150 mil visitantes.
Nesse sentido, as duas principais inovações para os expositores da Agrishow 2017 são a internet por fibra ótica e os convites digitais. A questão da conectividade estava entre as prioridades da organização, que sempre procurou atender as demandas das empresas, a fim de oferecer a melhor experiência durante o evento. Por esse motivo, foi realizada uma parceria com a MappTV, que conectou o evento a uma rede externa de fibra óptica redundante e realizou obras de infraestrutura no local para atender com exclusividade todos os expositores com fibra ótica em links dedicados de até 100MB.
No caso do convite digital, a ideia é facilitar a distribuição dos convites para os clientes das empresas, com possibilidade de controle e acompanhamento da entrega e validação dos convites. Além disso, esse sistema elimina custos com remessa logística, proporciona maior velocidade no envio dos convites e permite um melhor planejamento e controle por parte das empresas.
Os expositores também receberam informações sobre as novidades que estarão na edição 2017 da Agrishow, como a Arena do Conhecimento, a Arena de Demonstrações de Campo e as Vitrines de Tecnologia, e as novas funcionalidades do APP da feira, como a divulgação em tempo real das experiências dos visitantes na timeline do evento.
A Agrishow é uma iniciativa das principais entidades do segmento no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB–Sociedade Rural Brasileira. O evento é organizado pela Informa Exhibitions, integrante do Grupo Informa, um dos maiores promotores de feiras, conferências e treinamento do mundo com capital aberto.

Sobre a Agrishow


Considerada uma das três principais feiras de tecnologia agrícola do mundo e a maior e mais importante na América Latina, a Agrishow é vitrine das mais avançadas tendências e inovações tecnológicas para o agronegócio. Idealizada pelas principais entidades ligadas ao agronegócio brasileiro – ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo e SRB–Sociedade Rural Brasileira –, a Agrishow é organizada pela Informa Exhibitions.
Palco do sucesso do agronegócio brasileiro, atrai anualmente um público altamente qualificado, formado, em sua maioria, por produtores rurais de todo o território nacional e do exterior, interessados em conhecer as novidades em termos de máquinas, implementos agrícolas, sistemas de irrigação, acessórios, peças, entre outros produtos, das principais empresas do setor.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias