Home / Cotidiano

COTIDIANO

Governo e BB lançam programa para energia solar voltado a produtor

O governo de Goiás e o Banco do Brasil lançaram ontem, na Tecnoshow Comigo, em Rio Verde, um novo programa voltado à geração de energia fotovoltaica nas propriedades rurais – o Programa Agroenergia do Banco do Brasil. O protocolo de intenções estabelece a viabilização da aquisição e instalação de usinas geradoras de energia elétrica de fontes renováveis pelos produtores rurais e empresas do Estado de Goiás, dentro das ações do Programa Goiás Solar do Governo do Estado.

Entre os objetivos da iniciativa estão a redução do custo de produção, a auto-suficiência na geração de energia, produção e utilização de energia limpa e transferência de tecnologia ao campo. Também são esperadas a manutenção da renda, geração de novos empregos e a ampliação dos negócios com os setores agropecuário e empresarial.

Presente na solenidade de lançamento, o governador Marconi Perillo ressaltou que além de impactar positivamente no meio ambiente, o uso da energia solar também deve trazer benefícios para o produtor que hoje ainda paga muito alto pela conta de energia elétrica.

“Essa implantação da energia fotovoltaica no estado, além de auxiliar no cumprimento dos objetivos definidos na COP-21, de Paris, para redução da emissão de poluentes, também vai melhorar a economia. Temos exemplos aqui trazidos pelo Banco do Brasil que mostram uma redução significativa para o produtor na conta, o que possibilitará que ele invista em outras áreas”, destacou.

O governador disse ainda que parte do recurso é proveniente da privatização da Celg D e que, desse montante, R$ 50 milhões foram destinados para a aplicação do Goiás Solar no Estado – o programa estadual foi lançado em fevereiro e prevê uma série de ações para reduzir custos e incentivar o uso desse tipo de energia. Além disso, de acordo com Marconi, a companhia italiana Enel, que adquiriu a empresa deverá investir em 2017 e no próximo ano, cerca de 800 milhões de dólares para aprimorar linhas de distribuição e melhorar a questão energética em Goiás.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias