Home / Cotidiano

COTIDIANO

Empresa denuncia balanças piratas no Brasil

Balanças com suposta precisão ou pirateadas são vendidas abertamente no mercado do Brasil. O fato além de prejudicar os consumidores ou produtores de grãos e carnes, prejudica instituições da receita federal, estadual e municipal. A grave denúncia foi feita com exclusividade ao Diário da Manhã pelo presidente da Toledo do Brasil, Indústria de Balanças Ltda, Paulo Eric Haegler, durante evento da Agrishow, encerrado ontem, em Ribeirão Preto, São Paulo.
Embora sem citar valores, o executivo da Toledo considera a empresa prejudicada, assim como as demais fabricantes que atuam de forma lícita no Brasil. “São cifras enormes de prejuízos, de empregos que podiam ser gerados ou preservados, impostos gerados ao governo, caso houvesse concorrentes honestos”, considerou a fonte. Segundo Paulo Haegler, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) tem atuado, mas a pirataria se faz presente. A estimativa é que este ano já tenham sido vendidas mais de cem mil balanças piratas de diferentes tamanhos.
As balanças, em geral de origem asiática, às vezes apresentam selos com a marca do fabricante falsificado. Esse tipo de comércio não fornece nota fiscal, o que mostra que também não recolhem impostos na operação de compra. O selo do Inmetro é falsificado o que indica que o aparelho nunca passou por avaliação metrológica. E são vendidas, inclusive, pelos sites, vendedores ambulantes, que “procuram levar vantagem” nas múltiplas cidades brasileiras. “Muitas são vendidas longe das capitais, onde o sistema de fiscalização se faz mais presente”, comenta o presidente da Toledo.

Lançamentos


Haegler chama a atenção para a necessidade do comprador de balança para o pós venda, que através de sua rede de distribuidores e revendedores autorizados oferecer a “necessária assistência claro, em caso de necessidade”. A Toledo oferece recursos avançados para controle de acesso dos veículos, segurança da pesagem e automação. Na Agrishow, encerrada, sexta-feira, lançou a balança de caminhões 950i, que faz o controle no fluxo de veículos na propriedade.
Essa tecnologia, segundo a empresa, permite mensurar a rentabilidade da produção e evitar fraudes e desvios de pesagem. Possibilita ter o melhor custo de frete, sem risco de multas e sobrepeso, porque a balança calcula com precisão a capacidade máxima permitida do caminhão. É possível, ainda, fazer a automação do processo com o software Guardian e incluindo acessórios como cancelas, semáforos, sensores e câmeras, aumentando a segurança da pesagem e do transporte, além de reduzir custos.
Lançou também a versão econômica MGR Campo com display a bateria, integrante da linha MGR, equipamento que contribui para rastreabilidade e o gerenciamento do rebanho. A Toledo é líder na área de pesagem no País, possui fábrica em São José dos Campos (SP), 20 filiais brasileiras, 1.400 empregados diretos, dos quais 400 são técnicos próprios que atuam em todo o território nacional. Além disso, possui uma rede de assistência de mais de 2 mil revendedores e assistências técnicas autorizadas.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias