Home / Cotidiano

COTIDIANO

Marconi se mantém entre os mais influentes nas redes sociais

O senador Ronaldo Caiado (DEM) e o governador Marconi Perillo (PSDB) continuam como os políticos de Goiás mais influentes nas redes sociais. O período analisado pela empresa Eureka Comunicação é de 20 de abril a 20 de maio, analisando Twitter e Facebook, e o quesito influência leva em conta três fatores: Interações (curtidas, comentários, compartilhamentos, retweets); Alcance (número de seguidores e fãs divididos pelo número de interações e engajamento durante o período analisado) e Engajamento (regularidade das postagens dividida pelo número de interações durante o período analisado).

Marconi é hoje o segundo governador mais influente do País nas redes sociais. Neste ano, a equipe de assessoria do tucano reforçou a produção de vídeos e as transmissões ao vivo dos eventos mais importantes do governo.

A terceira colocação é ocupada pelo deputado federal Delegado Waldir (PR). O parlamentar costuma postar, em suas redes, vídeos com cenas de violência explícita e comenta a necessidade de leis mais duras contra criminosos.

Em seguida, vem o deputado federal Thiago Peixoto (PSD), com 21 de influência. Thiago é hoje presidente da Comissão de Cultura da Câmara e nas redes sociais também apresenta conteúdos variados, como música, artes e cinema. O deputado estadual Major Araújo (PRB) e o vereador goianiense Jorge Kajuru (PRP) estão na sequência.

O vereador Elias Vaz (PSB), o deputado federal Marcos Abrão (PPS), o prefeito Evandro Magal (PP) e o senador Wilder Morais (PP) completam o ranking dos políticos goianos mais influentes. O ranqueamento leva em consideração a proporcionalidade entre interações, alcance e engajamento, e o número de seguidores do Twitter e Facebook de perfis oficiais de políticos do Estado de Goiás. As notas de cada critério vão de 1 a 11, sendo 1 para o menor desempenho e 11 para o máximo.

Nos casos de notas iguais no item (Influência), os critérios de desempate foram os seguintes: 1 — Maior nota no item Alcance; 2 — Maior nota no item Interações; 3 — Maior nota no item Engajamento. O resultado (Influência) é a soma dos três itens. As ferramentas utilizadas para a gestão de dados foram o Scup, o Tweet Rank e o Socialbakers Analytics.

[box title="

Segue o ranking dos mais influentes:

Ronaldo Caiado

Interações = 9

Alcance = 9

Engajamento = 8

Influência = 26

Marconi Perillo

Interações = 8

Alcance = 8

Engajamento = 8

Influência = 24

Delegado Waldir

Interações = 8

Alcance = 7

Engajamento = 7

Influência = 22

Thiago Peixoto

Interações = 6

Alcance = 7

Engajamento = 8

Influência = 21

Major Araújo

Interações = 6

Alcance = 7

Engajamento = 7

Influência = 20

Jorge Kajuru

Interações = 6

Alcance = 6

Engajamento = 8

Influência = 20

Elias Vaz

Interações = 7

Alcance = 7

Engajamento = 5

Influência = 19

Marcos Abrão

Interações = 5

Alcance = 6

Engajamento = 8

Influência = 19

Evandro Magal

Interações = 5

Alcance = 5

Engajamento = 8

Influência 18

Wilder Morais

Interações = 5

Alcance = 5

Engajamento = 7

Influência = 17

"].[/box]

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias