Home / Cotidiano

COTIDIANO

Goiás terá leilões de milho na próxima semana

Os primeiros leilões de milho safrinha devem ocorrer em Goiás na próxima semana. Esse foi o compromisso assumido pelo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, com o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja), Bartolomeu Braz Pereira, e diretores da Aprosoja Brasil, durante reunião na terça-feira (27), em Brasília.

No início de maio, o presidente da Faeg e vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Mário Schreiner, se encontrou com o ministro e solicitou apoio à comercialização da segunda safra do milho no Centro-Sul do País, em especial a subvenção econômica para sustentar os preços do grão, por meio do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e do Prêmio de Escoamento da Produção (PEP).

A CNA solicitou ao ministro que a Conab esteja atenta aos preços de mercado em todas as regiões, pois a expectativa de produção recorde tem gerado tendência de baixa de preços, inclusive abaixo do preço mínimo vigente em muitos Estados. “Precisamos trabalhar em sintonia com o ministério para que o mercado possa reagir”, afirmou Schreiner.

No encontro, em Brasília, o vice-presidente da Faeg falou da urgência em promover esses leilões no Estado, pois devido ao aumento da oferta do cereal os preços estão operando abaixo do mínimo oficial (R$ 19,21) desde a semana passada. Na terça-feira, por exemplo, a cotação média da saca de 60 kg em Goiás foi de R$ 18,13, segundo dados do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag).

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias