Home / Cotidiano

COTIDIANO

Mais de 120 mil romeiros já passaram pelo CAR

O Centro de Apoio ao Romeiro (CAR) recebeu mais de 120 mil pessoas nos cinco primeiros dias da Romaria de Trindade. O movimento sempre é maior no começo e no fim do dia. No balcão de atendimento, os romeiros encontram pão fresquinho, café, chá e suco, mas a bebida preferida é o tradicional leite com canela. Até agora foram consumidos 1.800 quilos de leite em pó, o principal ingrediente utilizado.

O CAR fica praticamente na metade do caminho entre Goiânia e Trindade. É um ponto de apoio importante para quem tem algum desconforto físico durante a caminhada. No posto de primeiros socorros já foram feitos 1.500 atendimentos, principalmente curativos e massagens.

Os romeiros que sentem necessidade de fazer uma pausa na caminhada contam com um espaço para descanso. O lugar é estratégico, os bancos ficam posicionados logo após o balcão, para que os peregrinos possam lanchar tranquilos.

Inaugurado no último dia 23, o Centro de Apoio ao Romeiro é um programa do governo do Estado, coordenado pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e funciona 24 horas. Para que os romeiros sejam bem acolhidos, 120 pessoas trabalham no local todos os dias, em dois turnos. São funcionários da OVG, voluntários e bolsistas do Programa Bolsa Universitária.

Estrutura

O Centro de Apoio ao Romeiro tem quase 2 mil metros quadrados de área física, capela para orações e mais de 20 banheiros químicos, sempre abastecidos com papel toalha e papel higiênico. A estrutura conta ainda com um posto de comando da Polícia Militar, uma ambulância e uma viatura de resgate do Corpo de Bombeiros, que ficam de prontidão dia e noite. Enfermeiras também estão de plantão para fazer atendimentos de primeiros socorros.

O projeto tem o apoio de vários órgãos do governo do Estado e de empresas parceiras que ajudam a realizar o trabalho.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias