Home / Cotidiano

COTIDIANO

Delegado afirma que Parque Mutirama funcionava de forma clandestina

Foto:Divulgação/Corpo de Bombeiros


Já na manhã desta quinta-feira, 27, a Polícia Civil começou a emitir os mandados de intimação para ouvir as vítimas e testemunhas do acidente ocorrido ontem, 26, com a queda de um brinquedo, no Parque Mutirama e que resultou em 11 pessoas feridas, sendo nove delas crianças.

O delegado titular do 1º Distrito Policial (DP) de Goiânia, Isaías Pinheiro, responsável pela investigação do caso, divulgou que a previsão é de que os depoimentos sejam iniciados na semana que vem e que os atuais gestores do parque, bem como os antigos, podem ser indiciados por lesão corporal. Segundo ele, várias outras pessoas podem responder por dolo eventual e por dolo culposo.

Em entrevista à Rádio 730, o delegado declarou que a situação do parque era absurda, uma vez que não havia um responsável técnico no local. Além disso, destacou que faltou responsabilidade da administração do espaço.

“Isso aqui é um absurdo. Os órgãos públicos não têm equipamentos e nem pessoal para ficar fiscalizando isso em tempo real. Agora, o gestor do parque sabia que não tinha um engenheiro responsável. Independente de o equipamento ter quebrado por uma falha mecânica, ou uma fatalidade, o gestor assumiu a responsabilidade. Ele e várias pessoas vão ser indiciadas por lesão corporal, várias vítimas, natureza grave, leve, alguns por dolo eventual, outros por dolo culposo, mas responsabilidade individual tem demais aqui”, declarou Isaías.

Ainda durante a entrevista, o delegado afirmou que o Parque Mutirama estava funcionando clandestinamente, já que não havia um responsável técnico. “A manutenção estava sendo feita por pessoas não qualificadas. Esses equipamentos já foram adquiridos de uma forma que todo goiano conhece, é uma sucata de São Paulo que veio para cá, passou-se um batom e colocou à disposição de milhares de crianças. Era uma tragédia anunciada”, lamentou.

Na tarde de ontem, poucas horas após a tragédia, o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB) determinou a interdição do parque. "O Parque ficará fechado por tempo indeterminado, até que seja feita vistoria de segurança em todos os brinquedos", disse, durante uma coletiva de imprensa dada local.

O Corpo de Bombeiros informou que ao todo, 13 pessoas ficaram feridas, entre vítimas que estavam no brinquedo e outras que estavam próximo dele. Dois adultos tiveram ferimentos graves e foram levados ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). Já outras vítimas com ferimentos mais leves foram encaminhadas ao Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia (Crof).

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias