Home / Cotidiano

COTIDIANO

CNH Digital começa a valer em Goiás a partir de 30 de setembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) confirmou que a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e), conhecida como CNH Digital, passa a valer no estado de Goiás a partir de 30 de setembro. O avanço no processo de digitalização realizado pelo Detran-GO foi o principal motivo que levou ao Ministério das Cidades, em parceria com o Contran, a escolher Goiás como piloto para implantação do projeto.

Pela proposta, os motoristas poderão apresentar por meio de um aplicativo para smartphones o arquivo virtual da CNH, que será identificado pela leitura do QRCode ou certificado digital. A carteira digital terá a mesma validade que o documento impresso. A ativação deverá ser feita no aparelho em que a CNH será salva, que será protegida por um PIN. Essa senha será exigida todas as vezes em que o acesso ao documento for requerido.

Após o registro, a CNH eletrônica é exportada para o aparelho, após a autenticação pelo Denatran por meio da assinatura digital do Denatran. O sistema ainda permite o bloqueio do aplicativo caso o celular seja extraviado. Os interessados na CNH Digital deverão se cadastrar no site do Denatran com um certificado digital. Em seguida, o cadastro deve ser ativado a partir de um link que será enviado ao e-mail do motorista.

A CNH Digital terá o mesmo valor jurídico da CNH impressa. Só poderá ter a CNH no celular quem possui a versão impressa mais moderna, que já vem com QR-Cod. O Ministério das Cidades confirma que a habilitação de papel, por enquanto, não deixará de existir.

(Informações do Goiás Agora)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias