Home / Cotidiano

COTIDIANO

Incêndio na Chapada dos Veadeiros já é considerado o maior da história, diz ICMB

Foto:Reprodução O incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás, há mais de 10 dias já é considerado o maior da história da reserva ambiental, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (I

Foto:Reprodução


O incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás, há mais de 10 dias já é considerado o maior da história da reserva ambiental, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Segundo o coordenador de prevenção e combate a incêndio da entidade, Christian Belinck esta é a maior queimada já registrada no parque, com a maior força de combate da história e que “nunca se usou tamanha estrutura, com tantas aeronaves, em um combate a incêndio no país”, afirmou em entrevista ao G1.

Força-tarefa

Os trabalhos para controlar as chamas estão sendo realizados por mais de 200 brigadistas e bombeiros de Goiás e do Distrito Federal. Além do clima seco, das altas temperaturas e o vento forte no parque, as equipes também enfrentam a dificuldade em encontrar água na reserva para recarregar os reservatórios. A baixa umidade do ar também tem contribuído para a propagação das chamas.

Por causa do problema, a Força Aérea Brasileira cedeu aviões Hércules para ajudar no trabalho, despejando água sobre os focos de incêndio. Além disso, outros aviões também são usados diariamente e até agora, mais de 1 milhão de litros de água foram usados no combate ao fogo.

A força-tarefa também une esforços das prefeituras de Alto Paraíso e Cavalcante, que decretaram na última segunda-feira, 23, situação de emergência em decorrência do agravamento do incêndio no local.

Incêndio

O primeiro foco de incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi registrado no dia 10 de outubro e foi controlado somente seis dias depois. Apesar disso, no dia seguinte, novos focos surgiram e, há mais de 10 dias brigadistas, bombeiros e voluntários tentam controlar o fogo que já consumiu mais de 64 mil hectares da reserva.

De acordo com a Polícia Civil, ao que tudo indica o incêndio é resultado de uma ação criminosa e que já houve a instauração do respectivo procedimento investigatório.

Nesta sexta-feira, 27, o ICMBio informou que as chamas já estão sob controle na maior parte do parque, mas ainda há uma linha de fogo que segue descontrolada em uma área de difícil acesso.