Home / Cotidiano

COTIDIANO

Cresce o número de mulheres em cargos de liderança no Brasil

Cada vez mais mulheres vêm ocupando cargos de liderança no mercado de trabalho, oportunidades que eram muitas vezes tradicionalmente dadas para homens. Pesquisas como a do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmam essa tendência. Segundo o estudo, as mulheres representam 43,8% dos trabalhadores, sendo 37% em cargos de gerência e direção no Brasil. Ainda diante do crescimento, é preciso ponderar que a luta por igualdade continua. Afinal, ainda de acordo com o IBGE, em Goiás, só 19% dos desembargadores são mulheres. Nos tribunais militares, a participação feminina fica em 16%. No STJ, são apenas seis mulheres em 33 ministros.

Apesar desses fatores, a Gerente de Negócio de uma rede de fast food de Goiânia, Dayane Priscila Campos, não se deixou abater e hoje conquistou um cargo de chefia. Ela começou a trabalhar em 2007 na empresa exercendo a função de Atendente. Após três anos no cargo, surgiu a oportunidade de ser Treinadora. Com já dois anos na função, se tornou Coordenadora. Depois de mais ou menos um ano e meio treinando e orientando outros colaboradores, conseguiu o cargo que ocupa hoje.

De acordo com uma pesquisa realizada dentro da empresa, atualmente 50% dos cargos de gerência são ocupados por mulheres.

Para Marcelo Nóbrega, Diretor de Recursos Humanos da Arcos Dourados, operadora da marca McDonald´s no Brasil, o reconhecimento só reforça a importância de práticas e iniciativas que permitam com que as mulheres tenham cada vez mais espaço em posições de liderança.

“Buscamos dar representatividade às mulheres, que são maioria na população brasileira e que muitas vezes são as únicas responsáveis financeiras por suas famílias, além de ser o ponto focal dos filhos. Promover condições e oportunidades para que cada vez mais elas tenham espaço nos principais cargos de liderança é o nosso desafio diário e, acredito que deva ser o de todas as empresas que se preocupam com relações igualitárias”, finaliza Nóbrega.

(Foto: Lucas Lemos [Inoova Comunicação])

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias