Home / Cotidiano

COTIDIANO

Começa hoje o cadastro obrigatório de postos de combustíveis em plataforma do MPGO

Começa nesta segunda-feira (09/07) e segue até o dia 8 de agosto, o período de cadastro obrigatório dos postos de combustíveis do Estado na plataforma do Sistema Olho na Bomba do Ministério Público de Goiás (MPGO).O cadastro deverá ser feito pelo sie www.

Começa nesta segunda-feira (09/07) e segue até o dia 8 de agosto, o período de cadastro obrigatório dos postos de combustíveis do Estado na plataforma do Sistema Olho na Bomba do Ministério Público de Goiás (MPGO).O cadastro deverá ser feito pelo sie www.olhonabomba.mpgo.mp.br. O objetivo da medida é ampliar a fiscalização sobre o comércio de combustíveis e propiciar ao consumidor uma ferramenta virtual que facilite o acesso, em tempo real, aos preços de gasolina, etanol e diesel.

Para os propritetários e responsáveis por postos de combustíveis, o Ministério Público orienta que no fim do cadastramento, os postos deverão imprimir um termo de declaração de veracidade das informações prestadas e dos documentos apresentados e de ciência das condições de acesso. Esse termo deverá ser assinado, com reconhecimento de firma por autenticidade, e entregue na sede do MP em Goiânia ou enviado por AR ao órgão, no endereço do Jardim Goiás, na capital.

Logo em seguida ao prazo de cadastro, no dia 9 de agosto, começa a valer a obrigatoriedade dos postos de informar ao MP o preço do litro de combustível, conforme definido na Lei Estadual 19.888/2017.

Penalidades

Idealizador do projeto do MP, o coordenador do Centro de Apoio Operacional do Consumidor, Rômulo Corrêa de Paula, alerta que, se os estabelecimentos não se cadastrarem, não conseguirão comunicar o valor dos combustíveis e de eventuais reajustes ao MP, o que poderá resultar na aplicação das penalidades previstas na norma legal.

Aplicativo

Após essa o prazo de cadastro, começará uma nova etapa de testes do Sistema Olho na Bomba, agora para a finalização do desenvolvimento do aplicativo que será lançado para a população. Nesta fase, um aplicativo beta será colocado à disposição de um público restrito e específico para testar o uso e a operacionalidade do sistema. Concluída essa etapa, o planejamento do projeto prevê o lançamento oficial do aplicativo, inicialmente, para setembro.

(Foto: reprodução Internet)