Home / Cotidiano

COTIDIANO

‘Diário de um Louco’, de Gogol, volta à Novo Ato

Carlos PereiraA Cia Novo Ato no Criméia Leste, depois da reforma do espaço com recursos da Lei de Incentivo Cultural da prefeitura de Goiânia, vem retomando as atividades culturais com o seu vasto repertório de peças teatrais. Após a reestreia de “Infer

Carlos Pereira

A Cia Novo Ato no Criméia Leste, depois da reforma do espaço com recursos da Lei de Incentivo Cultural da prefeitura de Goiânia, vem retomando as atividades culturais com o seu vasto repertório de peças teatrais. Após a reestreia de “Inferno um lugar de Tormento”, que segue em temporada todas as quartas-feiras, da reapresentação do texto de Marília Ribeiro “Via Cássia” na semana passada, reestreia nesta quinta-feira (14), com o ator Luiz Carlos o monólogo  “Diário de um Louco’ do escritor russo  Nikolai Gogol.  

A nova temporada dos espetáculos da companhia está sendo possível após a criação do projeto Cri(A)ção Espaço Cultural Novo Ato que possibilitou a reforma/adequação do referido espaço em suas estruturas e instalações num trabalho profundo e constante que envolveu inúmeras pessoas. O resultado, conta Luiz Carlos, foi “uma caixa cênica ousada e experimental que proporciona sua ocupação de diversas maneiras inclusive numa relação 360 graus com camarotes, níveis de altura e sistema de isolamento acústico”, diz uma animado Luiz com as alterações feitas no espaço. 

O projeto teve o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia para sua realização. Para celebrar essa importante conquista do espaço junto a comunidade, conta Luiz,  a Cia Novo Ato irá representar nesta quinta-feira o espetáculo Teatral ‘Diário de Um Louco’ que  é extraído do conto do russo  Nikolai Gogol e tem um sentido universal como descreve o diário de Alexander Ivanovich, um funcionário público que vai dando a conhecer indiretamente sua situação frustrante e humilhante. 

“Ele tem quarenta e dois anos e nunca foi promovido  vivendo da insignificante função de apontar penas para o diretor. É apaixonado pela filha do diretor e fica sabendo por intermédio das cartas trocadas por sua cachorrinha Medji e seu amigo Fidel que ela  se casará o quanto antes com outra pessoa sob o aval do pai. Alexander não é fidalgo nem nobre, general ou burguês, portanto é um amor platônico que não tem a menor possibilidade de se realizar. A gradativa perda da  sua identidade vai acontecendo à medida que a ação avança e o personagem tem a consciência de si e de sua situação”, conta Luiz sobre o monólogo.  

Luiz explica que o personagem vai sofrendo um  tipo de sofrimento psíquico grave que vai se ampliando a todo momento, caracterizado principalmente pela alteração no contato com a realidade. Alucinações visuais, sinestésicas, auditivas, delírios, fala desorganizada. Enfim tudo começa a suceder na contradição com o real, no seu plano de fuga e vive sua irreal personalidade se julgando o rei da Amazônia (no caso uma liberdade poética) onde acaba sendo levado a um manicômio sendo submetido a um brutal tratamento de choque. A direção do espetáculo é de Marília Ribeiro.

‘Diário de um Louco’ do escritor russo  Nikolai Gogol

Onde: Espaço Cultural Novo Ato 

Endereço: Rua Dr. Sebastião Fleury Curado, 193 Q-  24 Lt 18/5. Criméia Leste (Próximo a praça)

Quando: Quinta-feira, dia 14

Hora: 20hs  

Valor: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)