Home / Cotidiano

COTIDIANO

Protestos contra racismo são registrados na Europa

Aproximadamente 300 pessoas participaram de um protesto antirracista na praça Umberto, em Bari, na Itália neste sábado (6). "O racismo também é uma pandemia" foi o slogan do ato. Os manifestantes ficaram sentados durante oito minutos, em uma associação

Aproximadamente 300 pessoas participaram de um protesto antirracista na praça Umberto, em Bari, na Itália neste sábado (6). "O racismo também é uma pandemia" foi o slogan do ato. Os manifestantes ficaram sentados durante oito minutos, em uma associação com o tempo em que o ex-segurança negro George Floyd foi sufocado pelo policial branco Derek Chauvin. As informações são da agência Ansa e foram publicadas pela revista IstoÉ.

O assassinato ocorreu no dia 25 de maio em Minneapolis, nos Estados Unidos. O país entrou no 11º dia consecutivo de manifestações, que são realizadas de forma pacífica, segundo a reportagem. O vídeo que mostra o policial com o joelho sobre o pescoço de Floyd, que dizia: "Não consigo respirar" desencadeou uma série de atos pelo mundo contra a violência.

Alguns deles foram registrados em países europeus neste fim de semana, como Itália e Reino Unido. De acordo com a matéria publicada pela revista, o maior deles é em Londres, no Reino Unido. As principais ruas da capital britânica estão ocupadas por milhares de pessoas que pedem igualdade entre negros e brancos, também no país.

A cidade de Manchester, Reino Unido, também apresentou manifestações. Ocorreu uma reunião entre cerca de 15 mil pessoas, de acordo com o site. Um ato está marcado para este domingo (7) em Roma.