Home / Cotidiano

COTIDIANO

AMAB aprova convênio de mobilidade urbana para a Região do Entorno do DF

O transporte público da Região do Entorno do Distrito Federal sempre gerou muitas discussões, e um verdadeiro jogo de empurra e empurra entre os órgãos responsáveis, enquanto isso a população sofria com o descaso.Para solucionar de vez o problema, a Ass

O transporte público da Região do Entorno do Distrito Federal sempre gerou muitas discussões, e um verdadeiro jogo de empurra e empurra entre os órgãos responsáveis, enquanto isso a população sofria com o descaso.

Para solucionar de vez o problema, a Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (AMAB) elaborou o Projeto do Consórcio Público de Mobilidade Urbana do Transporte Coletivo de Passageiros dos municípios integrantes da RIDE.

À frente do projeto, o presidente da Associação e agora ex-prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango, buscou apoio junto aos prefeitos da região e levou a solicitação para os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado e do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

Hildo do Candango recebe os governadores Ronaldo Caiado e Ibaneis Rocha em Águas Lindas para apresentação do programa de mobilidade.

A proposta apresentada por Hildo e acatada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), delega ao Governo do Distrito Federal a responsabilidade pela gestão, regulação e fiscalização do transporte semiurbano entre o DF e os 33 municípios que compõem a AMAB.

Segundo dados da associação, estima-se que mil ônibus passem pelas divisas do DF todos os dias, e por meio da integração com a capital, estes veículos não circulariam no Distrito Federal, diminuindo assim o fluxo e o congestionamento.

O ex-prefeito Hildo do Candango, afirma que neste momento de transição do novo projeto a ANTT solicitou que a AMAB indicasse um membro da associação para participar da transferência de gestão do transporte, que agora passa a ser do GDF. O nome escolhido foi o do atual prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró que vai acompanhar todo processo.

Hildo e Pábio durante assinatura do projeto do convênio.

“Para nós é uma conquista enorme, desde que assumi a Prefeitura de Águas Lindas lutei pela melhora no transporte público, e como presidente da AMAB consegui unir forças com os prefeitos da região para que juntos buscássemos soluções práticas e duradouras para o transporte semiurbano”, defende Hildo.