Home / Cotidiano

COTIDIANO

Celebração do Dia Mundial da Voz busca conscientizar sobre os riscos à saúde vocal

Em 16 de abril comemora-se a data, que busca sensibilizar principalmente os profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho

Reprodução Reprodução

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da saúde vocal e informar sobre os sinais de alerta que indicam doenças, foi criado o Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril. A data foi instituída oficialmente no Brasil em 2008, por meio da Lei nº 11.704, e logo ganhou destaque internacional. A data é celebrada com campanhas que buscam conclamar a população para ações que visem à conscientização quanto a importância da voz – principalmente para as pessoas que a utilizam como instrumento de trabalho, a exemplo de professores, locutores, cantores, entre outros.

A voz é produzida pela laringe, onde se localizam as pregas vocais, e seu funcionamento depende de outras estruturas, como pulmão, garganta, alguns músculos do tórax e cavidades do nariz e dos seios da face. As alterações da voz podem ocorrer em qualquer idade. A mais recorrente delas é a voz rouca, mas também podem ser observados outros sintomas como voz fraca, tremor, cansaço ao falar, dor para falar e falhas na voz.

A médica otorrinolaringologista Juliana Caixeta alerta que os problemas na voz muitas vezes são ignorados e que é comum as pessoas subestimarem os sintomas, por conta do senso comum de que essas alterações na voz são passageiras e se recuperam naturalmente. “Alguns sintomas podem se tornar mais preocupantes e desencadear problemas graves, por isso, é recomendado que o paciente procure o médico no caso de persistência desses sintomas”, orienta.

A causa mais comum de rouquidão no consultório médico é a laringite aguda, de causa infecciosa ou traumática, que é aquela que ocorre por esforço vocal excessivo. Mas a rouquidão também pode ser decorrente de lesões na laringe, como nódulos, pólipo, granuloma e, até mesmo, tumores.


		Celebração do Dia Mundial da Voz busca conscientizar sobre os riscos à saúde vocal
Divulgação.

As lesões vocais podem ser desencadeadas tanto por hábitos cotidianos – o uso abusivo e o mau uso da voz, comum entre profissionais que a utilizam como ferramenta de trabalho, a exemplo de professores, cantores, advogados e jornalistas –, tanto por hábitos altamente deletérios, como o tabagismo e o consumo excessivo de bebida alcoólica. “Todas as pessoas que apresentarem sintomas como rouquidão ou falhas na voz por mais de 15 dias devem procurar um otorrinolaringologista com urgência”, recomenda Juliana Caixeta.

Prevenção e Tratamentos

O cuidado com a saúde vocal está relacionado com a manutenção de um estilo de vida saudável. Pequenos hábitos como praticar exercícios físicos regularmente, manter uma boa qualidade de sono, seguir uma alimentação balanceada, além da hidratação oral, são formas de prevenir problemas na voz. O equilíbrio na utilização do recurso da fala também está relacionado com a saúde da voz. Os comportamentos do som que a pessoa emite como gritar ou falar alto por muito tempo, assim como cochichar e sussurrar podem interferir na saúde da voz, pois tais hábitos aumentam a tensão na laringe.

As terapias para alterações na saúde vocal variam de acordo com a causa. Juliana Caixeta explica que as opções de tratamento podem ser clínicas (medicamentos e fonoterapia) ou cirúrgica. Em lesões benignas, a fonoterapia é uma das principais modalidades de tratamento, não só para tratar a lesão como para evitar a sua recorrência.

Câncer de laringe

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de câncer de laringe. O consumo excessivo de álcool e o tabagismo são os principais fatores de risco; quando associados, triplicam as chances de a pessoa desenvolver a doença, que acomete principalmente homens após os 50 anos de idade. Em termos de mortalidade, o câncer de laringe ocupa o 9º lugar nos homens e o 20° lugar nas mulheres. É o terceiro tumor mais prevalente na região da cabeça e pescoço, excluindo os tumores de pele não melanoma.

O câncer de laringe é um exemplo de como a informação pode levar ao diagnóstico precoce, já que os sinais e sintomas podem ser facilmente identificados mesmo na fase inicial da doença e incluem: irritação da garganta que não passa, rouquidão e mudança de voz persistente, dor ou dificuldade para engolir, tosse constante e aparecimento de nódulo ou massa no pescoço.

Apesar dos sintomas serem facilmente identificáveis, de acordo com Juliana Caixeta, muitas pessoas acabam procurando ajuda profissional quando o estágio da doença já está avançado. Quando o tumor é descoberto precocemente, a chance de cura para esse tipo de câncer chega a 95%. Já, quando a doença está em um estágio mais avançado o tratamento é complexo e as chances de cura diminuem significativamente.

A jornada da voz

A voz está presente no ser humano desde o nascimento, quando o bebê emite os sons do primeiro choro. Ela transmite a personalidade de um indivíduo e reflete as características emocionais e as intenções em um diálogo. É a maneira mais sofisticada de comunicação. Muitos animais se comunicam por meio de sons, mas nada comparado à complexidade da maravilhosa voz humana. Ao longo da vida, a voz passa por mudanças naturais devido ao crescimento e ao envelhecimento das estruturas vocais.

De acordo com a otorrinolaringologista Juliana Caixeta, assim como em outras partes do organismo, o envelhecimento da voz é um processo que pode ser gerenciado seguindo orientações sobre práticas saudáveis “Manter a hidratação das cordas vocais, evitar a bebida e o cigarro e fazer exercícios de terapia da fala podem ser estratégias para fortalecer os músculos, melhorar a articulação e clareza da fala, ao longo dos anos”, orienta a médica.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias