Home / Cultura

CULTURA

Verdades, histórias e boatos sobre a Coca Cola. Ela dá câncer?

Maria Teresa Dorneles

Quando a hora do almoço está próxima, já é possível notar que na cabeça das pessoas afloram imagens de suas mais desejadas refeições. Quem sabe um belo prato de arroz com feijão, um sanduíche, um salgado... Seja lá o que for sempre vem um segundo pensamento: "mas e o que beber?". Bem, pode-se dizer que grande parte das respostas será "um copo de Coca bem gelada".

A Coca-Cola é uma das marcas mais famosas do mundo e atualmente produz e patrocina variados projetos que englobam diversos ramos culturais, como visto no estúdio Coca-Cola, que periodicamente é instalado no shopping Flamboyant. Seu sucesso é tão grande ao redor do mundo que atualmente é raro achar alguém que não goste do refrigerante. Porém existe uma pergunta que sempre surge: afinal, Coca-Cola vicia?

A nutricionista Lidiane Leite de Moraes Moreira afirma que a grande maioria de seus pacientes tem dependência da bebida e explica que ela pode sim causar dependência química e psicológica devido à quantidade de cafeína que atinge o sistema nervoso e deixa o usuário mais agitado. Lidiane também explica que apesar de conter cafeína, o que desencadeia o efeito energético do refrigerante é o açúcar. "Juntamente com outros ingredientes, como as gorduras e as proteínas, ele apresenta o fator energético", afirma.

O açúcar e a cafeína, quando atuam no organismo humano, podem gerar energia. E com o tempo, essa energia é gasta e logo deixa uma sensação de indisposição, o que faz o corpo achar que precisa de um "novo estímulo". Uma lata de Coca-Cola pode contem até 37 gramas de açúcar. Isso quer dizer que na versão de dois litros tem-se pouco mais de 211g.

A nutricionista cita que o elevado teor de açúcar pode diminuir o pH da placa dentária, o que desgasta rapidamente o esmalte natural que protege os dentes e aumenta a chance da contração de cáries.

A especialista diz ainda que o consumo excessivo do refrigerante pode causar outras doenças crônicas como a diabetes.

Apesar da nutricionista afirmar que a dependência é mais facilmente vista na versão "original" dentre os "tipos de Coca Cola", há diferenças em suas composições que podem agir de variadas maneiras no organismo.

A Coca-Cola light, por exemplo, tem redução de 25% do total de açucares, gordura e sódio em relação à Coca-Cola "normal", porém a nutricionista conta que a Coca-Cola zero, por possuir "zero açúcar", como a própria marca diz, pode ter em sua composição uma adesão maior do sódio, que pode fazer mais mal que a Coca-Cola.

Um estudo revelou que devido ao crescimento do consumo de produtos industrializados, as pessoas estão consumindo diariamente 15 gramas de sódio, sendo que o aconselhado seria 4 gramas diárias. Esse quadro mostrou um grande crescimento no número de  hipertensos no país, dentre eles principalmente pessoas de idade mais avançada. A Coca-Cola possui em sua composição cerca de 4 mg de sódio a cada 100 ml da bebida.

Mas mesmo com um quadro não muito saudável, alguns médicos  indicam o uso da bebida para aliviar problemas estomacais devido sua tradicional acidez.

Consumo pode causar câncer

coca cola lata

Um estudo feito pelo Programa Nacional de Toxicologia do governo dos Estados Unidos mostrou que o consumo exagerado da Coca-Cola pode causar câncer de pulmão e esôfago ou mesmo leucemia.

O 4-methylimidazole, mais conhecido como caramelo IV, é um dos ingredientes utilizados na produção de certos energéticos, refrigerantes e da Coca-Cola. Após a pesquisa realizada, o produto foi listado pela Agência Mundial para Pesquisa em Câncer, órgão vinculado à OMS (Organização Mundial da Saúde), como possivelmente cancerígeno.

Logo após o resultado dos testes, realizados em 2012, o Center of Science in the Public Interest divulgou uma lista dos países que mais utilizam o corante no refrigerante.

O Brasil ocupa o primeiro lugar com 267 microgramas (mcg) de caramelo IV a cada 355 ml da bebida, seguido por Quênia e Canadá que ocupam respectivamente segunda e terceira posição.

Porém, mesmo que o uso do produto seja 67 vezes maior que o indicado pelo governo da Califórnia nos Estados Unidos, ele ainda se mantém nos padrões da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em defesa, um dos maiores representantes do refrigerante no Brasil afirmou que é necessário beber 80 litros de refrigerante por dia para se atingir a quantidade de corante recomendada pela Anvisa e comparou o produto ao café, que produz a substância naturalmente quando os grãos são torrados.

Latinhas

Na Inglaterra, uma mulher chega a gastar quase R$ 2 mil por mês para suprir sua necessidade do refrigerante. Jakki Ballan tem 42 anos e é viciada em Coca-Cola desde os 14, quando substituiu a versão "normal" pela versão light.

Mãe de cinco filhos, Jakki ficou preocupada com sua saúde ao ver manchas alaranjadas aparecerem em sua pele devido o consumo excessivo da bebida. Ela já chegou a beber 50 latinhas de Coca Cola light por dia. A mulher também afirmou que seu corpo já reconhece a bebida como uma recompensa depois dos dias de trabalho e que não consegue sair de casa sem pelo menos duas garrafas de 600 ml dentro da bolsa.

“Abstinência de Coca-Cola chega a dar dor de cabeça”, diz pastor

Daniel Barbosa Silva, 50, atua como pastor na capital, e diz que chegava a tomar cerca de três litros de Coca Cola por dia dentre as refeições. Apesar de beber o refrigerante desde pequeno, o que o levou a ingerir uma quantidade ainda maior de Coca Cola, foi sua motivação para largar o álcool.

O pastor conta que largou um vício por outro e devido às indicações médicas teve que deixar de tomar o refrigerante. Ele tenta o substituir por sucos e água com gás. Daniel afirma que não foi fácil, pois a própria abstinência do refrigerante causa dor de cabeça: "Quem bebe Coca Cola não bebe outro refrigerante".

Há dois meses sem tomar um único gole, Daniel fala que economizou o dinheiro que gastava com o refrigerante e que pensa em melhorar seus hábitos para torná-los mais saudáveis e se livrar das toxinas e venenos dos refrigerantes: "Tenho esposa e filho e preciso cuidar de mim" afirma.

SAIBA MAIS

Existem boatos de que o invento de John Pemerton foi inicialmente produzido para uso medicinal, por isso em sua composição era colocada uma pequena quantidade da folha de coca que servia para aliviar a dor e a exaustão, o que contribuiu no início do Século XX para a fama do vicio da Coca-Cola. Porém, segundo o então dono da companhia, Asa Candler, esse ingrediente nunca fez parte da composição da bebida. Em um documentário foi dito que quando o sabor "cola" foi descoberto, as pessoas "esqueciam" rapidamente de seu gosto, fazendo com que a bebida não se tornasse enjoativa mesmo que seu consumidor ficasse um curto período de tempo sem ingeri-la.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias