Home / Cultura

CULTURA

15ª Goiânia Mostra Curtas divulga programação durante evento de lançamento

A programação de mostras, oficinas, debates, encontros e homenagens da 15ª Goiânia Mostra Curtas será divulgada hoje, às 20 horas, na Vila Cultural, em Goiânia/GO. Por ocasião do evento de lançamento, o público vai tomar conhecimento do tema da Curta Mostra Especial no ano de celebração dos 15 anos de atividade, assunto que deverá permear toda o programa, entre 6 e 11 de outubro, no Teatro Goiânia.

Até o momento, o festival conta com patrocínio da Petrobras, da Rodonaves e apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia. Com o projeto aprovado pela Lei Rouanet, o Icumam busca outros parceiros junto a empresas e organizações do terceiro setor.

Na décima quinta edição, o festival vai exibir 118 filmes, representantes de quatro regiões brasileiras, distribuídos em cinco mostras competitivas e uma mostra não competitiva. Os prêmios concedidos por empresas da indústria cinematográfica visam estimular a produção de novos curtas. Os melhores filmes também recebem o Troféu Icumam e são eleitos por júri especializado e por júri popular.

Segundo a diretora geral da Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla, o pilar conceitual do festival está baseado em ações de formação de público, democratização de acesso ao cinema nacional e qualificação profissional. Sendo assim, atividades formativas também compõem o programa, por meio de oficinas, debates e encontros de entidades.

Curso e oficinas

As oficinas gratuitas da 15ª Goiânia Mostra Curtas contemplam qualificação para interessados em animação, documentário, som e trilha sonora. As inscrições podem ser feitas até 16 de setembro pelo site www.goianiamostracurtas.com.br .

Durante o festival, entre 7 e 10 outubro, a dupla Alexandre Eschenbach e Andrea Nero se propõe a iniciar adolescentes, entre 12 e 18 anos, como animadores em Stop Motion, usando a técnica de pixilation. Para a oficina Animação para Adolescentes, não haverá análise curricular, as 15 vagas serão distribuídas entre os primeiros inscritos.

A oficina “Documentário e a história que se quer contar” vai se estruturar a partir das noções de produção de documentários à luz do entendimento de o que é o contemporâneo. Conduzida por Marcelo Pedroso e Mariana Lacerda, 7 e 9 de outubro, o conteúdo a ser ministrado mantém relações com a produção audiovisual enquanto arma e dispositivo para se pensar e se posicionar em relação ao nosso tempo.

O renomado coletivo O Grivo  é esperado para compartilhar conhecimento sobre Som e Trilha Sonora – Limites e Interseções, de 7 a 9 de outubro. Os participantes vão manter contato com a obra assinada por Marcos Moreira e Nelson Soares para discutir a função e as diferentes formas de utilização do som direto e de sons gravados nos mais diversos ambientes, na construção de um diálogo com a trilha sonora.

SERVIÇO

Lançamento – 15ª Goiânia Mostra Curtas

1º de setembro 2015 (hoje) – 20 horas

Vila Cultural (Rua 3, atrás do Teatro Goiânia), Goiânia/GO

www.goianiamostracurtas.com.br

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias