Home / Cultura

CULTURA

Cinema inspirado na Cidade é destaque na 15ª Goiânia Mostra Curtas

Imagens insurgentes: a cidade que emana de coletivos é o tema da Mostra Especial da 15ª Goiânia Mostra Curtas, programada entre 6 e 11 de outubro deste ano, no Teatro Goiânia. Na edição comemorativa dos 15 anos do festival, o cinema inspirado pela observação crítica do ambiente urbano transformado em nome do “desenvolvimento”ganha duas sessões e um debate. Toda a programação será apresentada ao público na próxima terça-feira (1/9), às 20 horas, na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia.

Realizado pelo Icumam – Instituto de Cultura e Meio Ambiente, o festival conta com patrocínio da Petrobras, da Rodonaves e apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia.Com o projeto aprovado pela Lei Rouanet, o Icumam busca outros parceiros junto a empresas e organizações do terceiro setor.

Com curadoria de Marcelo Pedroso e Mariana Lacerda, a mostra Imagens insurgentes: a cidade que emana de coletivos trazum recorte de filmes brasileiros com realização coletiva, que questiona e denuncia as formas de construção/destruição das Cidades, no Brasil. Grande parte dos 34 filmes tem caráter de denúncia e indicam rumos mais sustentáveis. Dezoito deles contemplam a produção audiovisual provocada pelo movimento Ocupe Estelita, no Recife.

O debate relacionado à Curta Mostra Especial intitula-se“Audiovisual e cidades: por uma resistência coletiva” e está marcado para 10 de outubro, no Teatro Goiânia. Para sustentar a discussão, o festival convidou a jornalista Natália Garcia, criadora do festejado projeto Cidades para pessoas. Também integram a rodada de conversa a arquiteta e urbanista Carol Faria (Sobreurbana), o professor e diretor de cinema Fred Benevides, a documentarista Mariana Lacerda, com mediação do documentarista e educador Marcelo Pedroso.

Este ano, 123 curtas-metragens estão programados, 88 deles distribuídos em cinco mostras competitivas: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Municípios, Curta Mostra Goiás, 14ª Mostrinha e Curta Mostra Cinema nos Bairros. A premiação é o Troféu Icumam, além de produtos e serviços cedidos pela indústria cinematográfica. “Por meio dessa parceria, a Goiânia Mostra Curtas estimula a produção de novos filmes. Já chegamos a exibir curtas parcialmente financiados pela premiação do festival”, ressalta a diretora geral Maria Abdalla.

Inteiramente gratuita, a programação da 15ª Goiânia Mostra Curtas é composta ainda porhomenagens, encontros de realizadores e entidades do audiovisual e por atividades formativas: dois debates, uma mesa-redonda, três oficinas. Também integra a programação a segunda etapa do 10º Curso de Formação Profissional – Núcleo de Desenvolvimento de Roteiros Audiovisuais, com consultoria para projetos de ficção, documentário, série televisiva e novela. (veja abaixo programação completa)

Serviço

Lançamento: 15ª Goiânia Mostra Curtas

1º de setembro 2015 (terça-feira) – 20h

Vila Cultural Cora Coralina (Rua 3, Centro - atrás do Teatro Goiânia) - Goiânia/GO

www.goianiamostracurtas.com.br

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias