Home / Cultura

CULTURA

O trágico fim de Charlie Brown Jr.

Há exatos dois anos chegava aos fãs a notícia da perda do segundo membro-fundador da banda Charlie Brown Jr, expoente do estilo musical skate-punk no Brasil, em menos de um ano. Champignon, baixista que ajudou a formar o grupo em 1992, havia cometido suicídio através de um tiro na cabeça, aos 35 anos, no apartamento onde vivia, deixando sua esposa grávida de cinco meses em estado de choque. O suicídio do músico aconteceu seis meses e dois dias após a morte de Chorão, vocalista da banda, morto por overdose de cocaína aos 42 anos.

            O ano de 2013 também foi marcado pela morte de outro ícone da cena roqueira do Brasil dos anos 2000. Peu Gomes, conhecido por tocar na banda da cantora baiana Pitty, também havia cometido suicídio no dia 5 de maio de 2013. O músico enforcou-se em sua residência após uma briga com a esposa, que decidiu mudar-se levando os dois filhos do casal. Peu e Champignon tinham participado juntos da única formação da banda Nove Mil Anjos, que durou menos de um ano e chamou a atenção da mídia por ter em seu elenco de músicos o baterista e celebridade nacional Júnior Lima, da dupla Sandy & Júnior.



            As mortes de Chorão e Champignon foram um golpe duplo aos milhões de fãs que seguiam a carreira da banda, que mantinha suas atividades aparentemente normais até o início do ano. Chorão havia inclusive divulgado o single ‘Meu Novo Mundo’, que faria parte do novo álbum da banda, no dia 28 de fevereiro de 2013, seis dias antes de sua morte, que gerou 3 dias oficiais de luto à cidade de Santos e várias homenagens na pista de skate fundada pelo músico na cidade.

            Os membros remanescentes do Charlie Brown Jr, depois da turbulência e dificuldade de assimilar a morte do vocalista Chorão, fundaram a banda A Banca, alegando que queriam dar continuidade ao grupo, preservando a imagem do nome Charlie Brown Jr., que segundo Champignon não poderia existir sem chorão. O projeto durou poucos meses. Chegaram a lançar o single  ‘O novo passo’, em 24 de agosto de 2013, e estavam no meio da turnê Chorão Eterno, que acabaria em outubro. A banda chegou ao fim em 9 de setembro, junto com o anúncio da morte do vocalista.

Formação

            A banda Charlie Brown Jr. foi fundada no ano de 1992, e tinha na formação original os músicos Chorão (vocal), Champignon (baixo), Marcão (guitarra), Thiago Castanho (guitarra) e Renato Pelado (bateria). O nome da banda foi escolhido por Chorão através de uma aleatoriedade cotidiana. “Foi uma coisa inusitada. Trombei, literalmente, com uma barraca de água de coco que tinha o desenho do Charlie Brown, aquele personagem do Charles Schulz, mais conhecido por ser o dono do Snoopy. E o ‘Jr’ é pelo fato de sermos filhos do rock", explicou Chorão.

            A banda desenvolveu-se nos anos 90: uma década de muitas novidades no rock nacional, que renovava-se aos poucos após uma década de influência massiva dos gêneros new wave e pós-punk de bandas como Ira!, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso e Titãs. Novos grupos como O Rappa, Nação Zumbi, Raimundos e Planet Hemp davam sabores diferentes ao rock-Brasil-90, adicionando elementos de rap e reggae e música regional à receita das músicas, valorizando arranjos de guitarra virtuosos, trazidos de volta dos anos 1970.



            O sucesso do Charlie Brown Jr foi arrebatador, renovando a forma de se fazer rock comercial no Brasil com influência de bandas estrangeiras como Blink 182, Sublime, Rage Against The Machine e Suicidal Tendencies. O primeiro disco veio em 1997: Transpiração Contínua Prolongada. Lançaram ao todo 11 álbuns de estúdio. A canção “Te levar” foi amplamente divulgada na abertura da telenovela Malhação, da Rede Globo. Tocou de segunda à sexta em rede nacional durante 7 anos (de 1999 a 2006). A música voltou a tocar na novela no dia da morte de Chorão, depois de uma campanha de fãs, como tributo.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias