Home / Cultura

CULTURA

Parceria que promete

Participantes do concurso Novos Talentos da Música Sertaneja, promovido pela TV Anhanguera filiada da rede Globo, os primos de segundo grau Jorge Augusto e Gustavo ficaram em sexto lugar na competição. Mas se engana quem pensa que os dois encaram a derrota como “ponto negativo”, para eles foi uma oportunidade na qual o público goiano os conheceram melhor.

Os primos estão radiantes com a parceria firmada entre seus assessores e o Maestro Pinocchio, que ira produzir o primeiro CD da dupla. Sabendo que o Pinocchio  é compositor, instrumentista, arranjador e produtor de cantores de sucesso e referência no que faz os garotos só tem a agradecer a oportunidade. “Era um sonho ter um trabalho produzido pelo Maestro Pinocchio e hoje virou realidade, pois onde ele coloca a mão vira sucesso.”, diz a dupla.

A dupla que já se apresentou no ano passado na boate Villa Mix, atualmente mora no município de Itaberaí, no noroeste goiano, os primos chegaram a viver seis meses aqui na capital em busca de sucesso, época em que se apresentaram na boate “queridinha”dos sertanejos. Mas tiveram que voltar para casa, uma vez que não tinham condições financeiras de se sustentar em Goiânia. “Já ficamos três dias sem comer, tomamos só água. Aí a gente encontrou um amigo que deu uma força para gente”, relembrou Jorge Augusto.

O sonho dos cantores de serem reconhecidos nacionalmente reacendeu com a classificação no concurso, mesmo eles tendo ficado em sexto lugar. O que a dupla realmente quer é o reconhecimento do público e proteção de Deus. “queremos manter nossas raizes e jamais abandonar o nosso passado”, disse

Gustavo

Jorge Augusto:

 Nascido em Itaberaí no ano de 1994, atualmente com 21 anos de idade vem de origem humilde e trabalhador. O pai de Jorge é pedreiro e foi se espelhando no pai que começou sua vida profissional como auxiliar nas obras de construção, mas também já trabalhou como açougueiro e “graniteiro” nome que seles dão ao profissional que trabalha com assentamento de pedras de granito. “Apesar de vir de origem simples, agora eu quero focar na minha carreira de cantor e correr atrás de aprender o máximo e me tornar um profissional qualificado”, afirma.

A paixão de Jorge Augusto pela música sertaneja veio através de sua mãe que já não se faz mas presente entre nós. “Minha mãezinha sempre me incentivou a cantar, ela ficava escutando música o dia inteiro e eu do lado dela contando. E ela dizia; meu filho sua voz é muito boa e bonita.”, relembra.

Gustavo:

Nascido em Itaberaí no ano de 1997, atualmente com 18 anos de idade vem de simples e trabalhadora. Ele já trabalhou como roçador de pasto, tirador de leite, técnico de eletrônicos e antes de participar do concurso vendia rodos e vassouras em sua cidade e também viajando pelos municípios do estado, funções essas que Gustavo se orgulha de ter exercido, pois foi assim que aprendeu a dar valor nas coisas simples da vida.

O amor pela música sertaneja veio através da família que tem alguns músicos, “lá em casa tinha um violão velho e eu comecei a arranhar nele, depois meu pai me deu um novo e eu não parei mais de cantar e compor”, comenta.

Sobre o maestro

Pinocchio

A história do Maestro Pinocchio, codinome usado por Juvenil José de Lacerda, começou em 1956, quando veio ao mundo, na cidade de Douradouquara, interior de Minas Gerais. Aos 13 anos, ganhou a primeira sanfona e descobriu a verdadeira vocação. O que ele não sabia é que a vida reservaria grandes surpresas.

Compositor, instrumentista, arranjador e produtor de cantores de sucesso, Maestro Pinocchio, é referência no que faz. Responsável pelo sucesso de artistas renomados e músicas que se transformaram em verdadeiros hits, Pinochio comemora 40 anos de carreira com músicas e histórias para contar.

Tudo começou no ano de 1970, quando ingressou no mundo sertanejo fazendo dupla com o violeiro Inácio, na dupla Nilo & Nalo. Pinocchio assinava como Nilo, fazia a primeira voz e tocava o instrumento do coração, sanfona. Após ganharem um festival de música, foram parar em Anápolis, interior de Goiás, estado celeiro do sertanejo, na tentativa que a carreira deslanchasse. Tocavam em festas e auditórios de rádios e tvs. A dupla continuou por quatro anos, mas decidiram que era hora de começar um novo ciclo.

Pinocchio, que na época ficou conhecido como Nilo, recebeu o convite para participar de um trio musical. Ele aceitou e juntos, formaram o 'Trio Alberto, Albano e Nilo Lacerda'. Deu certo, o trio chegou a fazer um certo sucesso mas chegou ao fim quatro anos mais tarde.

Cidade natal da dupla

Lugar das raizes da dupla sertaneja Jorge Augusto & Gustavo é Itaberaí, um município do estado de Goiás, com distância de 92 quilômetros da capital Goiânia e a 288 quilômetros de Brasília. Fundada em nove de novembro de 1868 vai completar no ainda este ano 147 anos. A antiga Curralinho, nasceu pelo desbravamento do Capitão-Mór Salvador Pedroso de Campos. Às margens do rio das Pedras criou gado. De seu leito extraiu ouro.

Coronel Benedito Pinheiro de Abreu, representante na Câmara Estadual, em 1924 apresentou o projeto da mudança do nome de Curralinho para Itaberaí, que significa em guarani, "Rio das Pedras Brilhantes". Itaberaí.

Até hoje Itaberaí continua sendo uma cidade pacata, conforme o censo 2010 a população de Itaberaí é distribuída entre homens e mulheres. A população masculina representa 17.849, enquanto a população feminina é de 17.522 habitantes.

Geografia

Rio das Pedras:

 Corre sobre um leito inteiramente permeável e coberto de seixos, num percurso total de trinta e seis quilômetros, a contar de sua cabeceira a barra. Nasce na fazenda Santa Maria, próximo do lugar denominado Barro Amarelo, contra-vertente da serra do Gongomé. Banha a cidade de Itaberaí, onde tem a largura aproximada de 12 metros, e vai desembocar no Rio Uru, a dez quilômetros da sede do município. Não e dos mais piscosos; todavia em suas águas, encontram-se algumas espécies de peixes. Pela sua margem esquerda a contar da cabeceira, recebem os córregos: São João dos Barreiros, Santa Ana ou Larga, Açude Santo Antônio, Estiva, Cachoeira, Barreiro, Padre Felipe, Picada e Conceição; e pela margem direita os córregos Gongomé, São José, Barreirão, Bananal, Barra-Afundou, Conceição do Meio, Mata-Dentro, Pará, Acura, Jambreiro, Correguinho, Catarrão e o Ribeirão Palmital, também conhecido por José Manoel. A sua margem direita, na fazenda Cachoeira, distante de Itaberaí sete quilômetros, foi instalada a usina Hidroelétrica da Empresa Força e Luz, da qual foi proprietário o Sr. Coronel Sebastião Antônio da Fonseca. Nesse local existia uma pequena cachoeira com seis metros de queda e um volume constante de água no rigor do verão, e onde se encontra, no leito do rio, grande quantidade de conchas calcáreas.

Serra da Fazendinhas:

 Surge ao sul do município, na fazenda do mesmo nome. De seus píncaros se avista a cidade de Itaberaí em todo seu belo panorama. Prolonga-se numa extensão de 12 quilômetros, com viçosa vegetação de capim natural, entremeada de magníficas aroeiras.

Serra das Lages:

 Situada ao sudoeste do município, estende-se ao longo da margem esquerda do ribeirão Bugre. No sopé dessa serra, está localizado um rico veio de esmeraldas legítimas, das melhores que se tem encontrado no Brasil. A vegetação do seu dorso e rasteira e imprestável, e de seus pontos elevados também se vê Itaberaí.

Grutas notáveis:

 Existem no município algumas cavernas dignas de registros. A principal é a gruta do Gongomé, verdadeira furna de profundas galerias, no interior da qual se encontra belas estalactites contrapostas a interessante estalagmites. Acha-se situada na fazenda que lhe dá o nome, sob uma enorme pedreira calcaria, ao sul do Itaberaí, da qual dista apenas 24 quilômetros. Nas proximidades desse lugar existe um córrego que se torna subterrâneo na extensão de um quilômetro, dele não dando o menor vestígio na face da terra nesse trajeto. No município existe uma outra gruta, a da Lapinha, sito a barra do Rio das Pedras com o Uru. É formada por grandes blocos de pedras em disposições bastante originais, dividindo o seu interior em espaços compartimentos. Fonte: Annaes da Comarca do Rio das Pedras, ed. 1932 – de Dr. Derval Alves de Castro e Bruno Calil Fonseca.

OBS: Crédito das fotos - Patricia Neves

Jorge Augusto & Gustavo dando uma palinha ao DMTV

Maestro Pinocchio o produtor queridinho dos sertanejos vai produzir o primeiro CD da dupla

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias