Home / Cultura

CULTURA

Passeio fotográfico em Abadia de Goiás

A cidade de Abadia de Goiás, que se distancia da capital em apenas 18 quilômetros, ficou marcada no imaginário popular dos brasileiros por sediar o complexo de lixo do acidente radiológico de Goiânia em 1987. Apesar disso, a cidade consagra-se como detentora de índices sociais satisfatórios (saúde, educação e saneamento) e localização privilegiada devido à proximidade com a capital. Os pioneiros chegaram ao local onde se encontra Abadia em meados da década de 1950. De lá pra cá, muita coisa aconteceu. Sua emancipação veio apenas na década de 1990.

Segundo o site da prefeitura da cidade, até a sua emancipação, parte de Abadia era um distrito de Goiânia e parte era do município de Trindade, isto porque a principal avenida dividia os dois municípios. Nessa época sua população era maioria da zona rural com excelente produção de hortaliças, tais como abobrinha, jiló, quiabo, maxixe e outros.

Em meados de 1956, chega a essa região o Sr. Paulino Inácio Rosa, e sua família, composta pela sua esposa Salma Jorge Rosa, e filhos: Inácio Rosa e Alberto Inácio. Inácio Rosa, mais conhecido como Badico Rosa, foi submetido a uma cirurgia no Rio de Janeiro de alta complexidade. Sua mãe, focada na fé, fez uma promessa de construir uma capela em seu nome caso tudo ocorresse bem.

Igreja matriz de Nossa Senhora da Abadia

Bons ventos sopraram, diante disso passou a procurar o lugar ideal para construir a capela, honrando as graças recebidas. E o local hoje é Abadia de Goiás. O Sr. Paulino Inácio Rosa comprou parte de um terreno, posteriormente aumentou as suas instalações, mas veio a falecer. Em julho de 1960, o Senhor Badico e dona Salma foram à busca para a concretização do sonho, “construção da capela”. Após várias peregrinações o sonho foi possível, isto graças a parceiros que se prontificaram em ajudá-los.

O lançamento da pedra fundamental foi realizado no dia, 10 (dez) de março de 1963 e a inauguração da igreja no dia 15 (quinze) de agosto, com a chegada da imagem de Nossa Senhora da Abadia. Através da lei de n° 23, de 24 de junho de 1997 foi designado o feriado municipal em homenagem a padroeira da cidade. Após a inauguração da igreja, foi dado a nome ao povoado. A princípio o nome seria Abadia dos Dourados em virtude do Ribeirão Dourados que se encontra próximo da região, mas a sugestão de Abadia de Goiás prevaleceu.

E assim o povoado foi ganhando força, loteamentos foram surgindo como, Vila Nossa Senhora da Guia, Parque Isabel, Dom Felipe, em conseqüência o desenvolvimento começou a chegar. Em meados de 1987, com o acidente radiológico do Césio 137 em Goiânia, é instalado nas proximidades da cidade de Abadia de Goiás, onde nele estão armazenados os resíduos gerados pelo acidente radioativo com o Césio 137 sob o controle da CNEN, que hoje lá se vão mais de 25 anos.

Arquitetura tradicional da cidade de Abadia de Goiás

Rua principal da cidade de Abadia de Goiás

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias