Home / Cultura

CULTURA

Cuidar do maior e mais importante órgão do nosso corpo

Quem não gosta de ter uma pele saudável, bem cuidada e bonita, não é mesmo? Mas para que isso aconteça é necessário tomar alguns cuidados e ter frequência na higienização desse tecido. É o que vai nos explicar esteticista Alyne Rosalia de Oliveira.

A limpeza de pele é um procedimento importante para manter a beleza e saúde desse órgão tão grande. Pra quem não conhece, a limpeza de pele é um tratamento estético, geralmente realizado por esteticistas, mas que também pode ser feito por um dermatologista ou mesmo pelo paciente em casa, que tem o intuito de ajudar na remoção dos cravos, desobstruir os poros e remover as impurezas da pele.

Além de ajudar na remoção dos cravos, a limpeza de pele pode, ainda, remover os miliums, que são pequenas “bolotinhas” ou cistos originados devido ao acúmulo de seco e de pele no interior dos poros.

O Ramon Fontana que é modelo, mister Goiânia 2015, terceiro colocado no mister Goiás desse ano e estudante de engenharia civil nos contou que não abre mão das constantes limpezas de pele. “Faço esse procedimento não só por vaidade, mas também por uma questão de saúde da minha pele. Afinal mesmo os trabalhos de modelo me exigindo ter sempre boa aparência o ideal é se sentir bem consigo mesmo”, diz. “E quero deixar um recado para os homens de plantão. Limpeza de pele não é coisa de mulher não, tem que ser cabra macho para aguentar essas dores”, conta o mister.

Porque fazer limpeza de pele?

Por menos que percebemos, é fato que a poluição do dia a dia, assim como as impurezas que a pele não consegue expelir das glândulas sebáceas, acabam causando ou piorando os cravos, as espinhas e os miliuns, que são bolinhas pequenas de sebo acumulado. O resultado desse acúmulo é uma pele opaca, sem brilho e sem vida, que só será recuperada com a ajuda de uma boa e eficaz limpeza de pele.

Os cuidados diários com a pele, que incluem lavar e tonificar duas vezes ao dia, conseguem, via de regra, limpar de maneira eficaz a pele, evitando esse acúmulo acima descrito. Contudo, peles mistas e oleosas não conseguem, só com a lavagem e tonificação, limpar completamente a pele, o que significa que os resíduos vão acumulando. Nesse caso, a limpeza de pele é mais do que necessária, pois consegue remover o acúmulo de impurezas e mantém a pele longe de “problemas”.

Para peles com acne, o ideal é que a limpeza da pele seja feita mensalmente, mas com cuidados especiais. Peles oleosas que sejam cuidadas diariamente podem fazer a limpeza de dois em dois meses, enquanto as peles mistas conseguem “segurar” o tratamento por um tempo médio de três meses. Quem tem pele normal pode fazer a limpeza a cada quatro meses. Esses espaços de tempo podem ser maiores ou menores a depender dos cuidados que são tomados com a pele, e isso inclui o uso de sabonetes indicados para o tipo específico de pele, o uso diário do tônico facial e do demaquilante, bem como do esfoliante.

Quando isso acontece, a pele fica limpa, absorve mais fácil os ativos de tratamento, e fica também mais saudável, já que a limpeza reequilibra a pele. Esse reequilíbrio beneficia todos os tipos de pele, da extra seca à oleosa.

Entrevistamos a fisioterapeuta e esteticista Alyne Rosalia de Oliveira, que atua na área desde 2008

DM Revista – O que de fato é uma limpeza de pele, como pode ser realizada e nos fale como você realiza esse procedimento?

Dr. Alyne - A limpeza de pele é um procedimento estético, geralmente  realizado em consultórios ou clinicas de estética. Em média a sessão tem duração de uma hora e trinta minutos, pois as etapas são bem definidas, sendo necessário  respeitar o tempos de ação de cada cosmético.

Como é feito a limpeza de pele:


Avaliação inicial: Cada tipo de pele exige cuidados diferentes, por isso é essencial uma avaliação para identificar o tipo de pele (normal, oleosa, seca ou mista). Com isso o profissional poderá  definir com maior precisão os cosméticos que serão utilizados.

Acomodações e cuidados: O cliente será posicionado em uma maca. Deve usar uma proteção nos olhos na maioria das vezes feita de algodão e toca nos cabelos.

Assepsia: É fundamental higienizar a pele para remover maquiagens, impurezas  e cosméticos. Na maioria das vezes é utilizado loção ou sabonetes adstringentes. Após a remoção desses produtos, acrescenta se uma mascara humida  com emoliente.  A pele estará preparada para receber o vapor de ozônio qual possui efeito bactericida e fungicida; Além de dilatar os poros, facilitando a extração.

Extração: É a etapa mais demorada podendo levar em média 30 minutos. O profissional deve está munido de seus equipamentos de proteção ( máscara, luva, toca e óculos). Isso se faz necessário porque em alguns casos utilizamos uma agulha para remover os miliuns.

Alta frequência: É um aparelho indolor que proporciona um efeito cicatrizante, antisséptico, bactericida entre outros.

Mascara de argila e cosméticos:  Cada clínica adota um protocolo personalizado, no entanto a maioria oferece a  mascara de argila  branca (clarear, absorver a oleosidade da pele sem desidratar, e ter ação suavizante e cicatrizante) ou argila verde (ação adstringente, tonificante, estimulante, secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante ). Ao adicionar a marcara tensora podemos acentuar o lifting facial. Em casos de peles mais sensíveis as máscaras calmantes são mais indicadas.  Para finalizar a sessão utilizamos o protetor solar.

DM Revista - Existe tratamentos específicos para mulheres e homens? Explique a diferença de um para o outro?

Dr. Alyne - O procedimento é indicado para homens e mulheres, das mais diferentes faixa etária. O importante é avaliar cada tipo de pele e suas possíveis necessidades.

DM Revista - O porque a extração de Comedões (cravos), miliuns  e  acne (espinha) só podem ser realizados por profissionais qualificados?

Dr. Alyne - A limpeza de pele é indicada para realizar a remoção dos comedões  abertos (pontos pretos) ou fechados (pontos brancos), impurezas, células mortas e miliuns.  

Mesmo o procedimento sendo realizado por profissionais, a  remoção das espinhas devem ser evitadas, porque  podem causar manchas e cicatrizes.É fundamental que o tratamento seja realizado por uma pessoa qualificada, para que todas as etapas do protocolo sejam efetuadas com sucesso, prevenindo transtornos futuros. De acordo com  a necessidade de cada pele, o profissional poderá  avaliar e definir as datas para repetir o procedimento.

DM Revista - Quais as recomendações para quem faz limpeza de pele, tanto logo após o tratamento, quanto para manter a pele com boa aparência?

Dr. Alyne -Evitar exposição solar por dois ou três dias para extrair os miliuns utilizamos a agulha, é causado  micro lesões na pele. Nesses casos o pasiente deve evitar retirar as crostas que se formam durante o processo de cicatrização. Manter uma boa higienização da pele. Usar os cosméticos indicados de acordo com tipo de pele.

DM Revista - Para quem não tem condições de pagar por tratamentos de limpeza de pele, qual a sua dica para cuidar em casa de forma barata e eficaz?

Dr. Alyne - Para obter uma pele mais saudável e uniforme precisamos realizar alguns cuidados diários. Portanto é indicado para todo tipo de pele:

Higienizar a pele com sabonete líquido

Aplicar loção tônica

Aplicar o protetor solar apropriado para seu tipo de pele

Manter uma alimentação saudável

Praticar atividade física

Manter uma boa qualidade de sono

A mascara de argila e a esfoliação, podem ser aplicados  uma vez por semana.

Procure um profissional da sua confiança e comece a transformação.  Invista alguns minutos do seu dia para cuidar da pele, hábitos saudáveis trazem bons resultados.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias