Home / Cultura

CULTURA

Carnaval retrô  

Amanhã Carnaval dos Amigos anima ruas de Goiânia com seis blocos e show de encerramento do Demônios da Garoa


Acha que só em Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) possuem blocos de Carnaval? O que diz então do Zé Ferino, Não Enche Meu Sax ou Filhos da Pauta? Estes são alguns dos seis blocos nascidos em Goiânia, que sairão amanhã na 14ª edição do Carnaval dos Amigos –  tradicionalmente realizado uma semana antes do “reinado do Momo”. Esta festança, que começa nos bares dos Setores Marista e Bueno, para depois ganhar as ruas da cidade, será realizada amanhã, a partir das 12 horas. Com grande adesão popular e mais apoio público, a iniciativa este ano ganhou até uma atração nacional que vem muito a calhar: o show gratuito de encerramento do  Demônios da Garoa.

Habeas Copus

A previsão dos organizadores é que os sambistas paulistas se apresentem por volta das 20h30, no Vaca Brava, onde são esperadas cerca de 25 mil pessoas - e esta parte de evento é gratuita. Mas, é fato que a festa deste pessoal promete começar bem mais cedo. Concentrados nos bares  restaurantes da cidade, como Flamingo, Café Nice, Confraria Gamboa, Cerrado, Botequim Mercatto e Espaço Equatore, os seis blocos estarão desde às 12h (veja no quadro a programação de cada um deles).

Nestes locais, os foliões que pagarem cerca de R$ 200, terão direito de curtir shows animados, como o da cantora Maíra e do Grupo Heróis de Botequim, que serão regados a cerveja e petiscos a vontade. Mas, a festa só toma a forma de bloco mesmo, às 18h. A partir deste horário, que  cada turma vai sair de seu bar de origem para se juntar, a um animado cortejo rumo ao parque Vaca Brava.

"Até chegar ao Vaca Brava, cada bloco se organiza de um jeito. O Noys é Noys, por exemplo, que sai no bloco Zé Ferino, vai estar no chão junto com o povo, mas tem blocosque as bandas tocam em trio elétrico. É tudo muito livre e divertido", explica Xexéu vocalista da banda Noys É Noys.

Este ano Xexéu, que é também um dos organizadores do Carnaval dos Amigos, está especialmente animado com o andamento da festa. A empolgação, ele explica que se deve ao apoio público que o evento recebeu. De acordo com o artista,  enquanto o governo do estado, por meio do Goiás Turismo, custeou a apresentação do Demônios da Garoa, já prefeitura preparou as ruas da cidade para o bloco passar com organização e segurança.

Sem Safadão!

Se hoje, o bloco já pode ser chamado de tradicional – ano que vem completa 15 anos – Xéxeu explica que o começo do Carnaval dos Amigos veio acompanhado da mais pura despretensão. “Queríamos apenas fazer um Carnaval à nossa maneira, em que tivesse marchinha, frevo e samba, que para mim são o espírito do Carnaval. Vejo que atualmente na festa tem somente sertanejo e axé”, argumenta inconformado.

A ideia do Carnaval dos Amigos foi desenvolvida por Renner Bilac, que criou o Bloco dos Amigos, uma festa com todos os requisitos citados por Xexéu, no Rstaurante  Flaming. Mas logo os organizadores viram que o local não acolhia a multidão disposta a participar da folia.

Logo,  foi nascendo os outros blocos do evento, inclusive, os que "homenageiam" certas profissões - como o Os Filhos da Pauta (idealizado por jornalistas) e o Habeas Copus (organizado por um grupo de advogados).

Já, o Zé Ferino - o segundo mais antigo da festa - surgiu da união entre Xexéu, o cartunista Jorge Braga – também responsável por fazer a "arte" da camisa de todo evento - e o empresário Jairo Faleiro, também possui suas características. Uma delas são as fantasias sempre espirituosas de Jorge Braga. “Já virou uma tradição as, todos ficam curiosos”, conta Xexéu. Outro detalhe é que o bloco sempre sai inspirado por um tema, cujo teor  é guardado a sete chaves. “Só posso dizer que tem a ver com assombração”, despista Xexéu às gargalhadas.


Conheça os bloco do Carnaval dos Amigos


Bloco dos Amigos

Quando: a partir das 12h

Show com João Garoto, Marcos Antônio e banda

Onde: Restaurante Flamingo Espaço e Buffet (Esquina com a T-65 - Avenida T-4, 1239 - Setor Bueno)

Bloco Zé Ferino

Quando: a partir das 12h

Atrações: Show com banda Noys É Noys

Onde: Espaço Equatore (Av. T. Três, 1494 - St. Bueno)

Bloco Café Nice

Quando: a partir das 12h

Atrações: Show com Heróis de Botequim, DJs Fábio Ferrá e Jarson, bateria do bloco Coró de Pau e participação dos integrantes do Demônios da Garoa Dedé Paraízo e Ricardinho

Onde: Café Nice (Avenida T-11, Quadra 112, Lote 3, 110 - St. Bueno)

Bloco Filhos da Pauta – Bloco da Imprensa

Quando: a partir das 13hs

Atrações: marchinhas de Carnaval, Banda Sambakana, Grupo percussão SambaGO , Turma da Batucada

Onde: Bar e Cervejaria Cerrado (Rua T-3 2456 setor Bueno)

Bloco Habeas Copus – Bloco dos Advogados

Quando: a partir das 12h

Atrações: Maíra Lemos e banda

Onde: Confraria Gamboa (Concentração na Confraria Gamboa (Rua 137, nº 218, St. Marista - Goiânia)

Informações: (62) 3922-7818

Bloco Não Enche Meu Sax

Quando: A partir das 12h

Atrações: Fausto Noleto e Grace Carvalho

Onde: Botequim Mercatto (Rua T-36 27775 St. Bueno)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias