Home / Cultura

CULTURA

Confira o samba enredo das principais escolas do Rio no Carnaval 2016

Beija-Flor

Enredo: Mineirinho Genial! Nova Lima - Cidade Natal. Marquês de Sapucaí - O Poeta Imortal!

A escola de samba nascida em Nilópolis terá como tema a trajetória de vida do político e jurista Cândido José de Araújo Viana, Marquês de Sapucaí. Na homenagem, a Beija-Flor comemora os principais feitos deste que foi imortalizado na principal avenida do samba no Rio de Janeiro.

Acadêmicos do Grande Rio

Enredo: Fui no Itororó beber água, não achei. Mas achei a bela Santos,  e por ela me apaixonei…

Berço de dois maiores nomes do futebol brasileiro, a cidade de Santos será a homenageada pela Grande Rio no Carnaval 2016. O enredo foi desenvolvido por Fábio Ricardo e contará a história da cidade, cultura e lendas.

Mocidade

Enredo: O Brasil De La Mancha: sou Miguel, Padre Miguel. Sou Cervantes, sou Quixote Cavaleiro, Pixote Brasileiro

Em 2016, completa 400 anos da morte de Miguel de Cervantes, autor da obra Don Quixote De La Mancha. Com o famoso personagem, a Mocidade irá explorar os fatos e os problemas brasileiros. No samba-enredo, o cavaleiro se refugia na literatura e descobre o poder transformador da juventude.

Unidos da Tijuca

Enredo: Semeando Sorriso, a Tijuca festeja o solo sagrado

Uma das escolas mais antigas do Rio se apresentará com exaltação à Mãe Natureza. O enredo passa desde a origem da humanidade nas mãos de um Criador até a relação do homem com a terra e sua fertilidade.

Vila Isabel

Enredo: Memórias do “Pai Arraia” – Um sonho pernambucano, um legado brasileiro

Martinho da Vila,  Mart’nália e Arlindo Cruz são alguns dos nomes envolvidos na composição do samba-enredo da Vila Isabel. Neste ano, faz homenagem à Miguel Arraes, que construiu sua carreira política em Pernambuco. Entretanto, explora muito mais suas conquistas sociais do que sua trajetória de vida.

Estácio de Sá

Enredo: Salve Jorge! O Guerreiro na Fé

Desenvolvido por Chico Spinosa, o enredo da Estácio trará para a avenida o lado mais humanitário do mártir católico. Apesar de ser cultuado em várias religiões, a escola optou por reverenciar São Jorge no lugar do orixá Ogum.

Mangueira

Enredo: Maria Bethânia – A menina dos olhos de Oyá

Completando 50 anos de carreira, a cantora e compositora baiana é o tema do samba-enredo da Mangueira. A escola não vai tratar sobre a vida e obra de Maria Bethânia, mas sim como uma ligação para explorar as tradições da Bahia e as raízes africanas do povo brasileiro.

Salgueiro

Enredo: A Ópera do Malandro

Baseada na obra de Chico Buarque, a Salgueiro traz o musical que explora o jeitinho brasileiro. O enredo parte da elite da malandragem, passando pela malandragem nos relacionamentos amorosos até as jogatinas com dados e cartas.

São Clemente

Enredo: Mais de mil palhaços no salão

Com origem na Idade Média, a figura do palhaço é o tema da São Clemente. O enredo discorre sobre a origem desse personagem, o bobo da corte, e o palhaço como conhecemos hoje.

Portela

Enredo: No voo da águia, uma viagem sem fim...

Inspirado neste ser com muitos significados e parte de mitologias de vários povos, a águia é o ponto de partida do tema da Portela. Abordará sobre viagens, trajetórias, destinos e toda inquietude do ser humano.

Imperatriz Leopoldinense

Enredo: É o amor que mexe com minha cabeça e me deixa assim… Do sonho de um caipira nascem os filhos do Brasil

Comemorando 25 anos de carreira, Zezé di Camaro e Luciano serão os homenageados pela Portela na Sapucaí. O enredo trata um pouco sobre trajetória da dupla e sobre a cultura, costumes e religiosidade no sertão goiano.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias