Home / Cultura

CULTURA

Ruas assimétricas do Parque Anhanguera 2

Localizado na Região Sudoeste de Goiânia, próximo ao Terminal Bandeiras e aos setores Jardim Europa e Jardim Planalto, o Parque Anhanguera 2 possui uma das configurações que mais chamam a atenção no mapa da capital goiana.

Nele, a maior parte das ruas possui pouca largura, causando ao visitante a sensação de caminhar entre vielas. Elas atravessam as casas em formatos curvos, o que dificulta visões de longo alcance horizontal. A beleza do setor mora exatamente nessa particularidade, assim como nas casas, a maioria simples.

Uma observação válida é a ausência de grandes estabelecimentos comerciais nas ruas estreitas, o que permite imagens livres de poluição visual de placas de publicidade. As avenidas mais próximas – Pasteur e Itália – surgem de repente no desaguar de alguma viela.

“É proibido jogar lixo aqui”: a comunicação feita através de placas reflete principalmente a preocupação da população com o lixo, pois indica os lugares que não devem ser usados de depósito. Também sinalizam pequenos comércios residenciais. “Vende-se cerveja, refrigerante e pinga”, anuncia um morador em seu muro. As lojas estão na Avenida 21 de Abril, que também não é muito larga.



Construção


Um bairro tão expressivo visualmente só poderia ter se originado através de uma história interessante. O Parque Anhanguera 2 é um exemplo da luta popular por moradia digna na grande Goiânia. A conquista da casa própria e da dignidade muitas vezes tem que passar por cima da especulação imobiliária que alimenta o lucro de poderosos empresários.

O Parque Anhanguera 2 começou a ser construído no em 1987, quando a área encontrava-se vazia, mesmo estando próxima a setores já bastante valorizados. Naquela época, a área foi ocupada por mais de mil famílias. A numerosa demanda explica o formato das ruas: estreitas e curvas. Elas tiveram que ser diminuídas e adaptadas para que todas as famílias fossem contempladas com um lote.

O benefício não veio de forma fácil. Tudo na base de longos acampamentos e prisões dos líderes . Foi necessário demarcar o espaço dos lotes e modificar as ruas que já existiam. A união e solidariedade prevaleceram na construção do bairro, que no início enfrentou dificuldades, já que as moradias eram feitas de lona.


Problemas


Um dos principais problemas do Parque Anhanguera 2 é a disputa de espaço de traficantes de drogas, o que assusta os moradores durante a noite. Alguns relatam que não sentem medo dos próprios traficantes, pessoas conhecidas no bairro que não fazem ameaças, mas da forma como o comércio de drogas é realizado, e dos tiroteios que inibem a livre circulação de pessoas comuns em algumas áreas do setor.

Outra preocupação para os moradores é de uma possível extensão de vias, o que geraria desapropriações que não condizem com a vontade da população, mas com a vontade de outras pessoas que não convivem com a realidade do bairro (empresários e políticos).

Outro fator que causa incômodo é a burocracia para conseguir regularizar os lotes. A falta da escritura acaba deixando a população com medo de investir nas próprias casas, e gera insegurança quanto ao futuro.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias