Home / Cultura

CULTURA

Embriaguemos em nome do Senhor

Dia de encher a cara ao melhor estilo irlandês sob as bênçãos da Igreja Católica. É hoje, Dia de São Patrício. Afinal São Patrício é o padroeiro irlandês que dedicou a vida em converter celtas em cristãos, mas eles não fariam essa conversão se não houvesse cerveja nas celebrações.

Ok, não é bem assim. No começo era realmente uma celebração religiosa, com missa, todo mundo sóbrio, de cabelo penteado, a coisa toda. Mas no ano de 1798, foi utilizado pela sociedade reformista United Irishmen, de forma política. Para conseguir apoio popular, eles saíram às ruas vestidos de verde no dia de São Patrício. A partir dessa data virou uma tradição sair às ruas de verde.

United Irishmen ou Sociedade dos Irlandeses Unidos era uma organização política do século 18 da Irlanda que, inicialmente, procurou uma reforma parlamentar e evoluiu para uma organização com fins revolucionários republicanos, inspirado na Revolução Americana. Eles tinham o objetivo de acabar com o regime monárquico britânico sobre a Irlanda e fundar uma república irlandesa soberana e independente.

Voltando à bebedeira e festejo de rua do dia 17 de março. Depois que a primeira galera saiu de verde às ruas o evento foi crescendo até chegar ao que é hoje, um grande carnaval de rua, regado a cerveja verde e com direito a ver gnomos e leprechauns desfilando pelas ruas. Lembrando que o primeiro festival de rua oficial foi apenas em 1996. Desde 2006 o festival dura 5 dias na Irlanda.

Símbolos do festejo leprechauns ou gnomos, são figuras clássicas da mitologia nórdica e são outros símbolos da celebração. Apesar de ser uma festividade de origem cristã o sincretismo e as altas doses alcoólicas trataram de incluir gnomos no dia de São Patrício.

A cerveja verde foi criada exclusivamente para o St. Patrick’s Day. Para chegar a coloração, adiciona-se uma dose de menta à bebida. Outras bebidas consumidas normalmente na data são a cerveja Guinness  whiskey irlandês.

Outra simbologia presente nas comemorações é o trevo de quatro folhas, afinal 5 dias bebendo é necessário muita sorte. Mas não é bem por isso, o trevo que acompanha São Patrício, por ser verde e representar a boa sorte, acabou se tornando um símbolo do patriotismo católico do país. A tradição de se usar verde no dia de São Patrício começou com o simples ato de pregar à roupa um trevo semelhante ao que o santo carrega.

São Patrício das massas


Em Goiânia a gente celebra tudo que vier e por aqui também vão haver casas que aproveitam esse dia para mais um pileque justificado. Como a Diablo Pub, que nas suas comemorações de 4 anos da casa, festeja também o dia de São Patrício com doses moderadas de álcool em promoção (espero que moderação em termos irlandeses). A data até pode ser irlandesa mas o rock vai ser o goiano mesmo. Se apresentam nesta quinta na Diablo Pub as bandas Bang Bang Babies, Dry e Mechanics.

Quem foi mesmo São Patrício?


St. Patrick nasceu na Grã-Bretanha, mais ou menos no final do século IV. Acredita-se que tenha morrido no dia 17 de março de 461 - daí então, a data da celebração. Até os 16 anos, ele se considerava um pagão. Nessa idade, foi sequestrado e vendido como escravo por saqueadores irlandeses. Foi durante sua captura que ele começou a se voltar para Deus, na hora do aperto o que surge de cristão é uma loucura. Ele conseguiu escapar após ter sido escravizado durante 6 anos e, então, foi estudar em um mosteiro em Gauls por 12 anos. Depois desse calvário St. Patrick foi de mosteiro em mosteiro, obtendo sucesso em converter as pessoas para o Catolicismo. Os Druidas Celtas ficaram muito insatisfeitos com ele e tentaram prendê-lo por diversas vezes, mas ele sempre conseguiu escapar. A adoração a sua figura se deve ao fato de que ele conseguiu retornar ao país de origem depois de ser escravo quando criança, com o intuito de transmitir a mensagem de Cristo.

SERVIÇO

Evento:

Festa Diablo 4 anos + St. Patricks Day!

Data:17/3 (quinta-feira)

Hora: 22h

Discotecagem Rock

Shows: Bang Bang Babies

             Dry

             Mechanis

PREÇOS

Entrada FREE para mulheres até 22h

R$15 [Ingresso Antecipado | Entrada Especial]

R$25 [Na Hora | Sujeito a Alteração]

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias