Home / Cultura

CULTURA

AC/DC também passa por impeachment

Não é só a presidente do Brasil que passa por um impeachment. O vocalista Brian Johnson, segundo na linhagem do AC/DC, também enfrenta um momento conturbado em sua banda.

Ele está impedido de cantar em shows por conta de uma deficiência crônica auditiva.  Não consegue escutar mais as partes agudas das guitarras ou muito graves – acordes feitos, por exemplo, nas quatro cordas iniciais, caso do ré maior, muito usado pelo grupo.

Por isso uma equipe médica sugeriu que parasse de cantar ou perderia definitivamente a audição.

O AC/DC chegou a cancelar as turnês que realizará na Europa e Estados Unidos, mas logo depois confirmou Axl Rose, fundador do Guns and Roses, para o lugar do mítico Brian Johnson.

Apesar de parecidos os estilos de cantar,  existe uma diferença conceitual: Axl é chegado em baladas e o AC/DC as evita com grande particularidade. Logo, das duas uma: ou o impedimento é momentâneo e Johnson pode voltar ou o AC/DC poderá deixar de existir, pois o profissionalismo de Axl e sua performance não coadunam com o estilo hard da banda roqueira.

OUÇA Brian Johnson

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=RaftI6qD_8Y[/embed]

O quesito voz também tem suas peculiaridades – Axl desgastou suas cordas vocais ao cantar de forma incorreta ao longo da vida, bem mais do que Brian.

As vozes de Axl e Brian são semelhantes, no sentido de que existe uma irritação natural nas cordas vocais.  Apesar de Brian ter uma irritação natural 80% maior do que a de Axl, elas se assemelham quando colocadas  em aplicativos de gravação e análise das ondas e frequências.

OUÇA Axl Rose

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=e0yEI4E-j3c[/embed]

Ao contrário do que se imagina, entretanto, os dois não utilizam a técnica de drive para lustrar a voz a todo momento – o que seria impossível.  Evidentemente também não são vocalistas de guturais, apesar de Axl talvez ser obrigado a caminhar para este estilo nos próximos anos.

A voz dos dois cantores são infantilizadas para dar um timbre irritado e agudo.  Brian é mais irritado e despreza o drive, que soaria impertinente. Já Axl por vezes usa o recurso que desgasta a voz quando realizado sem técnica.

Tanto um como outro conseguem tal estilo com o uso de falsetes. Axl acrescenta a esta técnica os drives de garganta.

A questão é que tanto um quanto o outro cantavam de forma errada, fato que deteriorou a voz dos cantores.

OUÇA AC/DC

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=BV70DDd_ous[/embed]

O problema de Axl é a respiração e a espécie de drive usado em alguns momentos para irritar a voz. Além disso, ao abusar da técnica voz de garganta, ignorando outras formas de cantar, como a voz do peito e de cabeça, reduziu a potência de sua voz e a capacidade de cantar afinado em passagens agudas.

Axl se acostumou a copiar o estilo AC/DC, mas sabendo que a voz teria um custo com o passar dos anos.  Agora, por ironia, assume o posto. E nele e ao vivo é que poderá ser observado pelas escolhas erradas que fez ao longo da vida.

[box title="VOCALISTA PODE CANTAR APENAS EM ESTÚDIO"]

Brian diz que pretende voltar a cantar, talvez em gravações de estúdio. O problema do cantor do AC/DC é o volume sonoro dos estádios, tendo o AC/DC a obrigação de tocar alto e em bom tom para plateias iradas e viscerais.

"Eu estou esperançoso que daqui um tempo minha audição vai melhorar e poderei retornar às performances ao vivo. Enquanto isso, é incerta minha atitude otimista. Apenas o tempo dirá", disse Brian, em um comunicado.

Em comparação ao impedimento de Dilma, como se percebe, o AC/DC está um pouco adiantado, assumindo assim um vice no lugar do eleito pelos fãs.

O fato é que agora  Axl precisa mostrar serviços em duas horas de shows. Caso contrário, impeachment nele também.

A vida, afinal, nunca foi fácil para o AC/DC:  a banda teve que lidar com a substituição do vocalista Bom Scott, em 1980, após uma ‘overdose’ de álcool.

[/box]

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias