Home / Cultura

CULTURA

Pinacoteca apresenta contação de história em Libras na Virada Cultural de SP

Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil

A Pinacoteca do estado de São Paulo, localizada na Praça da Luz, é palco de atividades desta Virada Cultural. Durante a tarde de hoje (21), o público pôde acompanhar uma contação de história em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, que foi conduzida pela educadora surda Sabrina Denise Ribeiro e pela intérprete Amanda Lioli. A história foi construída a partir da pintura Visão de Hamlet (1893), de Pedro Américo.

Quem não conseguiu participar hoje da atividade de hoje pode aproveitar as contações em Libras todo último sábado de cada mês no museu. “Essa programação envolve tanto pinturas como esculturas. A preocupação que tivemos na seleção [das obras] foi sempre procurar obras que tivessem a ver com as narrativas literárias”, disse Margarete de Oliveira, que acompanha a coordenação do programa educativo para públicos especiais da Pinacoteca. O programa é voltado para o atendimento de pessoas com deficiência. A cada sábado, uma obra diferente é a origem da contação de história.

Segundo Margarete, em 2014, começou-se a pensar em uma possibilidade de ampliar a ação de atendimento a surdos, para que não fosse uma atividade voltada somente para o público vindo das escolas. "[A ideia era que a ação] também pudesse atingir o público visitante do museu de forma geral. E pensamos em uma ação que fosse tanto para público surdo como para ouvintes. Ou seja, permitir que as duas culturas pudessem se aproximar. E aí surgiu a contação de histórias em Libras”, afirmou.

Outras atrações

Os visitantes também podem aproveitar para lanchar no local, onde vão encontrar os Foodtrucks na Pinacoteca, com opções como: pastel, lanches gaúchos, acarajé, escondidinho, comida mexicana, churros, espetos, macarrão e sucos. Os valores são cobrados por cada um dos foodtrucks.

Há ainda um feirão de livros, com descontos de até 70% em produtos da loja e catálogos, que está aberto aos visitantes. No espaço, é possível encontrar livros relacionados a artistas ou exposições que já passaram pela Pinacoteca.

A programação da Virada Cultural está no site www.viradacultural.prefeitura.sp.gov.br.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias