Home / Cultura

CULTURA

“Elas” estão de volta

Após cinco anos em cartaz nos teatros do Rio de Janeiro e de São Paulo,  Goiânia vai receber até domingo, no Teatro Madre Esperança Garrido, a comédia “Amigas, Pero No Mucho”. Com participação de grandes nomes da dramaturgia brasileira e com desafio de transformar quatro homens em mulheres reais, a montagem será encenada hoje, às 20 horas, no Teatro Sesi. A entrada é 2 kg de alimento não perecíveis.

O espetáculo é uma produção do grupo Arsênicos Carpintaria Cênica e conta com a participação de figurinhas carimbadas do teatro, do cinema e da TV. Para começar, o texto escolhido pela companhia é de Célia Regina Forte, que teve a supervisão do grande ator Paulo Autran. A direção é de Rafa Blat e o  figurino e o cenário são assinados por Fábio Marques. Já a voz que faz a narração da peça é também de uma velha conhecida dos palcos e das telinhas e é da atriz Irene Ravache.

Em cena os experientes atores Ivan Lima, Mauri de Castro, Jonatas Tavares e João Bosco dão vida às  excêntricas amigas: Débora, Olívia, Fram e Sara, que se encontram em uma fatídica tarde de sábado. Depois disso, aos poucos o título da peça vai fazendo todo sentido, à medida que assuntos mal resolvidos do passado começam vir à tona.

Trocando os papéis

O diretor da peça, Rafael Blat, conta que trabalhou para montar um espetáculo parecido com o formato de “sit com” teatral e seu maior desafio foi possibilitar a transformação dos atores em mulheres reais. “A concepção não caminha para o estereótipo externo, e sim para o arquétipo interno das sensações e loucuras dessas mulheres”, explica.

Sobre o fato de ser homens, os grandes responsáveis por dar vida a dilemas especificamente femininos, Rafa Blat diz que se trata de uma característica do próprio texto de Célia Forte, que, segundo ele, é genial ao sugerir esta troca de papéis. “O elenco masculino busca, através do humor, discutir em uma visão ampla e sem preconceitos a natureza feminina”, diz.

Participando desta metamorse está o ator carioca Ivan Lima. Com 51 anos de carreira no teatro e no cinema, ele dá vida a Fran e, ao interpretá-la, o artista revela ter encontrado diversas semelhanças.

“A Fran tem muito do Ivan. O que a Fran me passa na verdade, com toda sua loucura, é uma vontade de viver muito grande e é isso que acho muito bonito nela. É muito positiva em tudo que fala e acredita na vida e na alegria. Isso bate muito comigo, pois acredito em tudo isso. As coisas erradas acontecem e nós passamos por isso vivendo com toda essa alegria!”, compara.

Neste clima, a intenção do Arsênicos é mostrar uma comédia leve, mas cheia de surpresas. Para isso, aposta em situações nas quais – tanto homens quanto mulheres – possam se identificar com facilidade. A ideia é que depois do espetáculo o público comece a encarar as pequenas maluquices cotidianas com mais humor.

A companhia

Arsênicos Carpintaria Cênica é um grupo que surgiu no Centro de Artes Laranjeiras (RJ), quando os atores Rafael Blat e Fábio Mafra iriam montar um trabalho sobre o livro: Hiato Coletivo. Com o fim dos trabalhos por lá, Rafael Blat montou sede em Goiânia e convidou o ator Ivan Lima para fazer parte do grupo. Alguns destaques são: o monólogo “O Jogo do Poder”, a instalação cênica os “Lutadores”, uma pesquisa sobre o Universo do poeta Walt Whithman e do espetáculo sobre Fernando Arrabal, “Don Fernando”. Recentemente o espetáculo “Don Fernando” fez turnê na Itália e logo fará uma circulação pelo Brasil.

“Amigas - Pero no Mucho”

Quando: Hoje, às 20h
Onde: Teatro Sesi ( Av. João Leite nº 1.013, Setor Santa Genoveva)

Ingressos:  2 kg de alimento ou um livro literário

Censura: 14 anos

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias