Home / Cultura

CULTURA

Obra coletiva: À Vida traz contos, crônicas e poesias

A obra organizada pelo poeta Marcelino Taveira da Silva e publicada pela editora Futurama (SP), conta com a participação de 17 escritores, sendo 11 autores goianos. Todos, unidos em prol do sonho de ter os seus escritos publicados. Contos, crônicas e poesias para retratar aspectos da vida de uma forma toda especial. Alegrias e tristezas. Sorrisos e dissabores. Tudo junto e misturado em uma obra coletiva, para provar que a união faz mesmo a força.

O evento vai ser marcado por música, teatro e artes plásticas. Verdadeiro mosaico de representações artísticas. Eloá Nunes, BabySom Sales e Juliana Pimentel vão ecoar canções que passeiam desde o baião ao rock’roll. No hall, as artistas plásticas da Agav – Associação Goiana de Artes Visuais: Brenda Lee Campos da Silva, Cláudia Jeanne, Doralice Lariucci, Isabel Cristina, Rose Rocha e Vânia Ferro vão expor suas telas. Para finalizar, fragmentos do livro À Vida serão lidos de forma dramática pelo ator Rodrigo Mármore.

Inicialmente o livro seria intitulado: “Um brinde à vida”. Porém, dava a entender que alguns momentos difíceis pelos quais passamos não deveriam ser registrados. “Quando divulguei a coletânea com o nome que ela tem agora, percebi que alguns autores optaram por escrever um texto demonstrando sentimentos e lembranças de momentos não tão agradáveis. E a vida é assim!”, explica Marcelino Taveira.

Obras coletivas como essa representam uma grande oportunidade para aqueles que já publicaram os seus trabalhos e, principalmente, para aqueles que não puderam fazê-lo ainda. À Vida não foi publicada com incentivos governamentais, mas, sim, pela iniciativa dos autores, adotando o pagamento de cotas de participação para cobrir os custos da publicação. No fim das contas, todos os autores ficaram muito satisfeitos com o processo.

“Esse tipo de iniciativa é fundamental para realizar sonhos, para complementar outras terapias, para impulsionar carreiras literárias, para aproximar pessoas”. Marcelino disse ainda que a maior alegria dele é imaginar que todos os autores irão potencializar carreiras, por meio de parcerias. A antologia poética foi divulgada, inclusive, na Bienal do Livro de São Paulo.

Autores

O livro À Vida conta com 17 autores. Onze deles são daqui de Goiás. Vera Crevin (SP), doutora em Semiótica e Linguística Geral e pós-doutora em Comunicação Social, traz textos alegres e de muita reflexão profunda. Uélida Dantas (PB), graduada em Letras, apresenta poemas que refletem sentimentos intensos. Raquel dos Santos Silva (CE), professora de Língua Francesa, quis demonstrar textos com impressões que as pessoas têm da própria vida. Natalia Quintela (CE), professora, bailarina, atriz e contista, escreve poemas levando em consideração seus sentimentos mais intensos. Josenilson Ferreira Leite (PE) é mais conhecido como O Poeta de Garanhuns, artista das letras, agraciado com diversas honrarias literárias, apresenta aos leitores toda a sua visão de mundo frente os acontecimentos da vida. Eloy José Rondon (SP) vê a arte em tudo, atuando como artista plástico, contista e poeta, realizando um magnífico trabalho na pintura da tela que deu origem à capa do livro. O prefácio foi escrito pela premiada escritora, Neyd Montingelli, de Curitiba (PN).

Os autores residentes em Goiás são: a jornalista Amanda Costa, que apresenta contos de profunda reflexão sobre a vida e a morte; o multi-instrumentista BabySom Sales, autor de textos profundamente reflexivos sobre o respeito mútuo e diversidade; o técnico em nutrição Carlos Henrique dos Santos, com seus contos poéticos, busca representar toda a sensibilidade que há no ser humano; a professora aposentada Deusa Alves, traz poemas carregados de emoções, de angústias e superação; a artista plástica Doralice Lariucci, trabalha poemas em versos breves e infinitamente profundos em significado; a professora Elenice Vaz, escreve poemas singelos que nos fazem pensar na delicadeza da vida; a professora Heliany Wyrta expressa a importância da família, do convívio, do amor, dos sentimentos, de seus versos carregados de poética; a professora Leonam Gomes apresenta toda a sua criatividade em poemas reflexivos e de emoções diversas; a autora Neia Toledo nasceu na Bahia e ama escrever pequenos versos carregados de grande emoção; a assistente social Sônia Maria Barbosa está apresentando ao mundo sua poética repleta de vivências do cotidiano; Suélio Francisco de Souza é natural do Tocantins, busca produzir textos inovadores, com ares de vida no campo.

afawefaerfe

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias